Consultório de Rua faz plantão para atender Copa e desabrigados de Mãe Luiza‏

O Consultório de Rua na sua concepção original atua com redução de danos junto a usuários de drogas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quatro Equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde estão atuando na Fifa Fan Fest e dando suporte nos locais que estão recebendo as famílias desabrigadas, devido às chuvas que provocaram deslizamentos nas encostas do morro do bairro de Mãe Luiza.

Segundo Raissa Vilar, coordenadora do Consultório de Rua em Natal, as equipes contam com três profissionais de saúde e estão atuando juntos com os educadores da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

No Fifa Fan Fest, as equipes atuam na promoção à saúde e fazem abordagem às crianças e adolescentes em situação de risco, com aconselhamento e encaminhamentos necessários.

“Como surgiu essa nova demanda dos deslizamentos e das famílias desabrigadas, as equipes estão auxiliando nos encaminhamentos de ajuda para essas famílias, encaminhamentos de saúde, orientando e auxiliando voluntários e visitando as desabrigadas no bairro de Mãe Luíza”, explicou Raissa.

As Equipes de Consultório na Rua estão inseridas na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que busca reorganizar as ações de atenção básica no Brasil. Na sua composição, reúnem psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, técnicos em enfermagem e agentes sociais.

O Consultório de Rua na sua concepção original atua com redução de danos junto a usuários de drogas. Os profissionais desempenham suas atividades in loco e de forma itinerante, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), tendo como referência a Unidade Mista de Mãe Luiza, a Unidade de Saúde São João (Tirol) e o Centro de Saúde Ponta Negra.

Compartilhar:
    Publicidade