Contra tudo e todos

A governadora Rosalba Ciarlini saiu do silêncio político em que tem se mantido e falou, muito, sobre o cenário eleitoral…

A governadora Rosalba Ciarlini saiu do silêncio político em que tem se mantido e falou, muito, sobre o cenário eleitoral do pleito de outubro. Em entrevista na 94 FM, a gestora voltou a dar sinais de que está se preparando para disputar a reeleição, mesmo diante dos claros sinais vindos do seu próprio partido de que não terá apoio nem legenda para isso.

Rosalba foi além. Com bastante ênfase e com muitos dados, defendeu as ações realizadas na sua administração nos últimos três anos, listando os investimentos em saneamento básico, infraestrutura e na reforma de escolas por todo o Estado. Fez questão de destacar, também, a construção do Aeroporto de São Gonçalo e do estádio Arena das Dunas.

Sobre política, voltou a criticar a administração da ex-governadora Wilma de Faria, relembrando as dívidas deixadas e a situação caótica das finanças do Estado. Também não deixou de citar os antigos escândalos que assombram o passado wilmista, ao ser questionada sobre o pedido de impeachment do seu mandato em tramitação na Assembleia Legislativa.

Por fim, talvez o melhor, mandou seu recado para o senador José Agripino Maia. Primeiro, disse que aprendeu com o aliado a importância de “ouvir o povo” antes de tomar qualquer decisão. E, depois, disse não acreditar que o Democratas, partido do qual ambos fazem parte praticamente desde a fundação, vá se transformar numa espécie de apêndice do PMDB, de Henrique Alves.

No final das contas, só há um balanço a ser feito da entrevista. Rosalba não se considera carta fora do baralho, está disposta a lutar por suas convicções e pelas conquistas do seu governo, mesmo que estas não estejam sendo vistas pela população. A Rosa, com histórico de crescimento em batalhas eleitorais, planeja nos bastidores uma luta árdua, contra tudo e todos.

QUESTIONAMENTO

O vereador Franklin Capistrano disse ontem, durante entrevista concedida ao programa Pensando Bem, da TV Câmara Natal, que não consegue entender como é tão difícil de se implantar leis, já aprovadas, destinadas a melhorias no sistema público de transporte da cidade. O último exemplo foi a bilhetagem eletrônica unificada. Mas o próprio parlamentar lembrou de vários exemplos.

INFLUÊNCIA EXTERNA

São diversas legislações voltadas para beneficiar idosos e estudantes que, em Natal, estão apenas no papel. Isso para não falar no badalado passe livre, ainda em discussão na Câmara Municipal, e na licitação do transporte, que vem se arrastando há anos. Mas, apesar de tantas dificuldades, o Ministério Público continua olhando de longe, assim como a maioria dos vereadores. Por enquanto, o poder do Seturn ainda é decisivo.

EM VOTAÇÃO

Por falar na Câmara Municipal, os parlamentares começaram na tarde de hoje a esperada votação da reforma administrativa prometida pelo prefeito Carlos Eduardo Alves desde a sua posse, no ano passado. Os pontos polêmicos do projeto continuam sendo a extinção de secretarias e de comissionados, além do aumento salarial de alguns cargos. O assunto ainda promete render bastante.

CRISE NA SAÚDE

Os técnicos de enfermagem do posto de saúde do Conjunto Soledade II, na zona Norte de Natal, estão em greve. A paralisação, em plena campanha nacional de vacinação, está obrigando crianças, idosos, gestantes e outros a não tomarem a vacina contra a gripe, já que estão precisando se deslocar por quilômetros até outra unidade. Grande risco para a saúde pública. Que a Prefeitura solucione o problema o mais rápido possível.

GIRA MUNDO

Está no Uol. Uma empresa francesa lançou um teste de urina para medir a presença de maconha no organismo, que está sendo vendido em tabacarias em todo o país e também distribuído em algumas escolas por profissionais da área de saúde. O Cannabis Verdict, nome do teste de detecção da maconha é uma novidade mundial. O mecanismo tem usos variados: permite que usuários motoristas possam verificar se há resíduos da droga no corpo, mas também pode ser usado por escolas ou empresas para saber se um aluno ou um funcionário consumiram maconha. O consumo da droga é proibido no país.

DECISÃO ACERTADA

Apesar do erro em ter aprovado uma decoração tão feia, para não entrar em maiores adjetivos, o secretário Raniere Barbosa merece os parabéns por ter aceitado as críticas e decidido, rapidamente, retirar o “trambolho” colocado na entrada da cidade. Pior teria sido insistir no erro. Outra decisão acertada foi ter aprovado, igualmente rápido, um belo projeto publicado nas redes sociais. Ponto para Raniere.

COMUNICAÇÃO

A Acarta Comunicação, do jornalista Jean Valério, lança hoje a revista InForma, publicação voltada para notícias de saúde, bem-estar e alimentação, entre outros. O produto é fruto de uma parceria com o empresário Marcelo Gurgel. O lançamento é hoje, às 18h30, no Jobim Bossa & Jazz, Praça das Flores, localizado em Petrópolis.

Mossoró

Detalhe importante da entrevista da governadora Rosalba Ciarlini não abordada no texto principal da coluna, foi em relação as eleições suplementares de Mossoró. Rosalba não escondeu a satisfação de ter visto Silveira Júnior vencedor, contra o grupo político que historicamente lhe enfrenta na cidade. Além disso, destacou a quantidade de votos nulos e brancos, como uma espécie de protesto contra o pleito.

OPORTUNIDADE

O Polo Universitário Dr. Ruy Pereira, em São Gonçalo do Amarante, está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de Pós-Graduação em Filosofia, Sociologia e Matemática. Os cursos são fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Compartilhar: