Copa altera os horários de órgãos públicos e do comércio na capital do RN

Bancos também terão funcionamento diferenciado

Comercio-da-Copa-JA

Alessandra Bernardo

alessabsl@gmail.com

A Copa do Mundo no Brasil começou nesta quinta-feira (12) e os horários de repartições públicas estaduais e municipais, agências bancárias, comércio e serviços de transporte público sofrerão alterações nos dias de jogos em Natal e também nas partidas com a seleção brasileira. As secretarias e órgãos ligados ao Governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal terão ponto facultativo nesta sexta-feira (13) e nos dias 16 e 24. A terceira partida em Natal será dia 19, feriado de Corpus Christi.

Já nos dias de jogos do Brasil, a Prefeitura determinou que os expedientes sejam encerrados às 15h hoje e no dia 23, e às 14h na próxima terça-feira. Nestes mesmos dias, o Governo do Estado terá expediente das 8h às 12h, para que os servidores possam se deslocar para casa sem transtornos e a tempo de assistir às partidas pela televisão.

As agências bancárias também terão seu horário de funcionamento alterados nos dias de jogos da seleção brasileira. Segundo a coordenadora do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, Marta Turra, as agências abrirão mais cedo, às 8h e fecharão as portas às 12h30. Já nos dias de jogos em Natal, o expediente será normal, ou seja, das 10h às 16h.

Os estabelecimentos comerciais da cidade também terão seu horário de funcionamento alterados neste mês por causa das partidas do mundial, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL Natal). Nos dias de jogos disputados no Arena das Dunas, o comércio deve funcionar normalmente, mas terá horário especial durante as partidas da seleção brasileira. Assim, as lojas de rua fecharão duas horas mais cedo e só reabrirão no dia seguinte. Os shoppings fecham uma hora antes e abrem uma depois, já os supermercados suspendem as atividades meia hora antes e retornam meia hora depois.

Os trens urbanos também sofrerão alterações em seus horários apenas nos dias de jogos do Brasil, conforme estabelecido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos no Rio Grande do Norte (CBTU), que atende a Região Metropolitana de Natal. Nestes, as linhas Norte (sentido Natal/Ceará-Mirim) e Sul (sentido inverso) encerram o transporte de passageiros às 17h.

Fifa Fan Fest e Arena das Dunas terão linhas de ônibus especiais

Durante os dias da Fifa Fan Fest, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) disponibilizará sete linhas especiais para transportar os torcedores. Quatro delas, chamadas Shuttles, farão a ligação entre os bolsões de estacionamentos ao Arena das Dunas, em Lagoa Nova, e duas ligarão a Via Costeira à área da festa, na Praia do Forte.

A cidade contará com mais duas linhas de ônibus, denominadas Verde e Azul, nos dias de jogos com destino a Fifa Fan Fest, na Praia do Forte. Ambas operarão das 8h às 23h, com oito veículos cada, ambas com extensão total de 30 km, e terão tarifa comum, de R$ 2,20.

Quem estiver no Terminal Rodoviário de Natal e quiser ir para o Arena das Dunas poderá pegar o Shuttle A (Oeste), que atenderá os estacionamentos localizados no Parque da Ceasa, CAIC e SESI, na Avenida Capitão Mor-Gouveia e o Ginásio do DED, na Avenida Prudente de Morais. No primeiro e no quarto jogo em Natal, o shuttle A operará das 9h às 17h. No segundo e terceiro jogo, a linha circulará das 15h às 23h.

O Shuttle B (Leste), atenderá os estacionamentos localizados no Midway Mall, na Bernardo Vieira e Hiper BomPreço da Prudente de Morais. No primeiro e no quarto jogo da Copa em Natal, o shuttle B operará das 9h às 17h. No segundo e terceiro jogo, a linha circulará das 15h às 23h. A linha contará com três veículos e, nas duas horas antes e depois do jogo, contará com o reforço de mais quatro veículos.

Quem estiver no estacionamento do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), poderá usar o Shuttle C (Campus). No primeiro e no quarto jogo da Copa em Natal, o shuttle C operará das 9h às 17h. No segundo e terceiro jogo, a linha circulará das 15h às 23h. A linha contará com seis veículos e, nas duas horas antes e depois do jogo, contará com o reforço de mais seis veículos.

Já o Shuttle D (Sul), atenderá aos estacionamentos do Hiper BomPreço de Ponta Negra, Natal Shopping e Via Direta. No primeiro e no quarto jogo da Copa em Natal, o shuttle D operará das 9h às 17h. No segundo e terceiro jogo, a linha circulará das 15h às 23h. A linha contará com três veículos e, nas duas horas antes e depois do jogo, contará com o reforço de mais cinco veículos.

Compartilhar:
    Publicidade