COPA AMÉRICA – Fábio Pacheco

A Copa do Mundo no Brasil está se transformando na Copa América. Isso porque já temos Brasil, Argentina, Chile, Colômbia…

A Copa do Mundo no Brasil está se transformando na Copa América. Isso porque já temos Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai classificados para as oitavas de final com chances do Equador também passar hoje, caso vença a França ou a combinação de resultados o favoreça, completando a lista de sul-americanos. Pela América do Norte temos o México classificado e os Estados Unidos lutando pela vaga. As chances são boas, um empate diante de Portugal garante os americanos na próxima fase. Pela América Central, Costa Rica está classificada, enquanto pelo Grupo E, ainda temos Honduras correndo por fora. Se construírem um saldo de gols positivo diante da Suíça, e os equatorianos perderem, teremos apenas uma troca de seleção, já que os franceses estão praticamente garantidos na próxima fase. Resumindo, das 16 seleções que irão disputar as oitavas de final, sete da América já estão garantidas, podendo chegar a nove, mais que a metade.

PRANDELLI ERROU

Surpresa maior que a mordida de Suárez, foi a revolta do técnico Cesare Prandelli. O italiano chutou o balde, saiu falando mal da organização da Copa, da Fifa e da arbitragem, pra completar entregou o cargo. Nem parecia aquele profissional centrado e educado. Acho que toda essa cena foi para despistar a substituição errada. Quando sacou Balotelli no intervalo, abdicou do ataque, chamando o Uruguai para o seu campo. Um grave erro.

HISTÓRIA DO JUDÔ

A Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) vai promover duas palestras nesta semana no auditório do IFRN. Na próxima quinta-feira (26), às 19h, será apresentado aos atletas e filiados o tema sobre a “Fundamentação histórica da origem e construção dos Katas do judô”. Na sexta-feira (27), às 17h, o tema abordado será “A vida de Jigoro Kano”. O palestrante será o professor Okano (8° DAN), membro do Conselho Nacional de Graduação, grande estudioso e profundo conhecedor dos temas citados.

INVICTA

A França está há seis jogos invicta em partidas de Copa do Mundo contra adversários sul-americanos. Foram três vitórias e três empates desde a derrota por 2 a 1 para a Argentina durante a fase de grupos de 1978.

SEM CONTROLE

Conhecido na Europa pelos ataques caninos, Suárez cometeu a mesma besteira de Zidane em 2006, só que muito pior, pois pode ficar de fora do restante da Copa do Mundo. O Conselho Disciplinar da Fifa vai analisar as imagens e a punição pode chegar até oito jogos de suspensão. Caso do italiano Tassotti quando deu uma cotovelada no espanhol Luís Enrique, na Copa de 94.

ILUMINADO

Diego Godín vive um fim de temporada iluminado. Além de assegurar o título do Atlético de Madrid no Campeonato Espanhol, com um gol que ‘calou’ o Camp Nou, e ter anotado na decisão da Champions League, o zagueiro foi o responsável pelo tento que classificou o Uruguai às oitavas de final da Copa do Mundo.

CHILE É FREGUÊS

A Seleção Brasileira vai pegar o Chile de Valdívia, Vargas e Aranguiz nas oitavas. Do nosso lado está o retrospecto positivo. Nos três confrontos contra os chilenos em Copas do Mundo, deu Brasil em 1962, 1998 e 2010. Só uma zebra muito grande tira a classificação.

AMISTOSOS ALVIRRUBRO

O primeiro amistoso do América durante o recesso da Copa do Mundo será no próximo sábado, às 8h30, contra a equipe do Currais Novos. O jogo será realizado no CT Abílio Medeiros. Para o dia 5 de julho, está programado o segundo amistoso, contra o Globo, no estádio Nazarenão. O horário ainda não foi definido.

SUB-15

O município potiguar de Boa Saúde está sediando o Encontro Brasileiro de Futebol de Base Sub-15. Vários clubes do Nordeste estão participando dos jogos, entre eles o ABC que estreou com vitória sobre o Desportivo Aliança-AL por 1 a 0, gol marcado por Léo. Hoje, o Alvinegro volta a campo para enfrentar o Vitória-PB.

Compartilhar: