Copa do caos – Danilo Sá

Como esperado, o Brasil está perto de iniciar uma Copa do Mundo de futebol em seu território afundado em protestos…

Como esperado, o Brasil está perto de iniciar uma Copa do Mundo de futebol em seu território afundado em protestos por todos os lados. Enquanto a mídia e o governo federal tentam vender a imagem de um país em ascensão, a população cansou de esperar por melhores postos de saúde, uma educação de boa qualidade e uma segurança mínima para o cidadão de bem. Isso para não falar no transporte e na infraestrutura das cidades, muitas sem receber investimentos há anos.

A tendência é que, com a proximidade da competição, a quantidade de manifestações aumente, como ocorreu em 2013, e atinja o Brasil inteiro. Muitas acontecerão já durante o mundial, com o objetivo de chamar a atenção da imprensa internacional para os diversos problemas com os quais os brasileiros convivem há décadas. E, como no ano passado, será difícil para a presidente Dilma Rousseff e a poderosa Rede Globo fingirem que nada estará acontecendo.

Com o poder das redes sociais e com a existência de emissoras concorrentes obcecadas por diminuir a vantagem global, os protestos que serão realizados em todas as regiões serão, sim, exibidos em rede nacional. E, com certeza, também merecerão destaque dos jornalistas estrangeiros que vieram ao Brasil acompanhar a Copa. De certa forma, é a chance da nação mostrar ao mundo o caos em que está instalado, desmistificando a propaganda governamental de um país de todos.

A visibilidade atraída pela Copa será fundamental para que os protestos tenham algum resultado. Aos brasileiros ansiosos por um país mais justo, resta torcer para que os baderneiros e bandidos, dessa vez, seja presos pelos policiais, sem ter chance para destruir patrimônios públicos ou privados. Mas, o caos vivenciado pela população não pode mais ser tratado como algo comum. Se nada é resolvido por bem, que o futebol ajude a dar um bico no descaso e no oportunismo.

PRÉ-CAMPANHA

O PT jogou no ar sua mais nova arma de marketing para recuperar os pontos perdidos por Dilma Rousseff nas pesquisas. A propaganda do partido, claramente com objetivo eleitoral, mostra cidadãos em boas condições financeiras nos dias atuais e em um estado de desespero no passado. Uma artimanha utilizada por adversários que, agora, serve de publicidade para os petistas.

COMPANHEIRO

Midiaticamente, a propaganda do PT não tem falhas. Resta saber se conseguirá atingir seu objetivo nos resultados das próximas pesquisas. O problema, novamente, fica com a incoerência de tempos passados. Afinal de contas, quando Lula da Silva chegou ao Palácio do Planalto, disse em alto e bom som que a “esperança havia vencido o medo”. A torcida agora é pela vitória do medo companheiros?

INVESTIGAÇÃO

O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar o “suposto abandono do antigo prédio do Hospital Infantil Sandra Celeste”, localizado na Avenida Bernardo Vieira. Atualmente o lugar está totalmente deteriorado e sendo utilizado por moradores de rua e usuários de drogas como abrigo. A promotora Keiviany Sena solicitou ao Tribunal de Contas uma cópia da vistoria realizada no imóvel.

ESTRATÉGIA

O senador José Agripino, ao que parece, não se colocará contra a candidatura a reeleição de Rosalba Ciarlini. A estratégia é bem mais simples e menos conflituosa. A ideia é fazer com que essa decisão seja tomada pela base do partido, liderada pelos deputados e demais detentores de mandato. Como presidente do DEM, o senador apenas seguiria a orientação dos correligionários.

HOMENAGEM

O Diário Oficial do Estado, por determinação do diretor da Urbana, Jonny Costa, publicou hoje portaria com o decreto de ponto facultativo no órgão no próximo dia 16 de maio. Nesta data é celebrado o Dia do Gari. Em compensação, no dia 28 de outubro, quando ocorre o dia do funcionário público, o expediente para a instituição será normal.

CULTURA

Como parte da programação da Semana Lítero-poética, o colégio CEI Mirassol está levando seus alunos para tardes de muita leitura e poesia na Livraria Saraiva do shopping Midway Mall. Além do passeio à livraria, serão proporcionadas diversas experiências na escola, como: vídeos temáticos, sebo literário, troca de livros, exposições de trabalhos dos alunos, músicas e recitais de poesia e poemas em sala de aula.

SOLIDARIEDADE

No próximo sábado as escolas Gracie Barra do RN vão promover um evento de Jiu Jitsu especial: o Seminário Solidário em prol do Pedrinho. Pedro Lobo é uma criança especial, filho da jornalista Juliana Lobo, e se encontra internado no Papi por complicações pulmonares. O seminário vai reunir doze faixas-pretas das escolas Gracie, que vão ministrar técnicas aos participantes,. O evento acontece na Gracie Barra Cidade Verde, na avenida Ayrton Senna, Nova Parnamirim. Informações no telefone 2010-4455.

PALESTRAS

A K&M Seminários realiza no próximo dia 26, a 3ª edição do Fórum Empresarial do RN, no Teatro Riachuelo. As inscrições estão abertas no site www.kemseminarios.com.br e nos telefone 3206-6842/9942-0386.

GIRA MUNDO

Não está fácil para ninguém. O técnico Luiz Felipe Scolari está está sendo investigado por crime fiscal grave e lavagem de dinheiro em Portugal.A Procuradoria-Geral do país apontou que ele ganhou 7.425.438,95 euros (mais de R$ 22 milhões, em valores atuais) em diferentes contratos de cessão dos seus direitos de imagem entre 2003 e 2008, quando comandou a seleção portuguesa. O órgão que corresponde à Receita Federal de Portugal, por sua vez, diz que o técnico só declarou 255 mil euros (R$ 774 mil) desse montante.

Compartilhar: