Coragem

O momento é de ter coragem para o vice-governador Robinson Faria. Há quase quatro anos como único pré-candidato para a…

O momento é de ter coragem para o vice-governador Robinson Faria. Há quase quatro anos como único pré-candidato para a sucessão do governo Rosalba Ciarlini, é chegada a hora de um momento crucial: bater o martelo em torno de sua entrada no jogo praticamente contra tudo e todos.

Não será fácil. Enfrentar a estrutura que vem sendo habilmente articulada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, é tarefa para os mais otimistas. Mas, na realidade política potiguar, fica difícil apostar as fichas no peemedebista, principalmente diante do seu histórico recheado de reveses eleitorais.

A análise fria, coloca o deputado federal como favorito muito mais pelo poderio financeiro, político e midiático que possuirá, do que por seu trabalho público nos últimos anos. Neste quesito, talvez, Robinson tenha tido até mais destaque, por sua presença constante no Rio Grande do Norte como presidente da Assembleia Legislativa.

Mas, o jogo não será definido apenas pelos reforços extracampo, que Henrique terá de sobra. A população cobrará propostas, comparará perfis e julgará o passado de cada um, como acontece em toda campanha de verdade. A disposição dos candidatos também ajudará ao resultado final.

Robinson, por tudo o que foi dito, pode até não entrar no jogo como favorito, embora chegue com o apoio do poderoso PT, da presidente Dilma Rousseff. Mas, um passarinho só não faz verão. Precisará se desdobrar, erguer suas armas e ter muita coragem para enfrentar a força do PMDB.

Mas, o RN deverá permitir, sim, uma disputa equilibrada, como é sua tradição. Quem tiver mais força e resistência, sobreviverá. O jogo eleitoral potiguar está apenas começando, mas com a promessa da repetição de velhos embates entre seus principais candidatos. É a luta.

CAMPANHA VIRTUAL

Os peemedebistas agiram rápido, e já está disponível no facebook uma fan page “Queremos Henrique 15 governador”. Até a manhã de hoje, já eram mais de 150 curtidores. A batalha eleitoral pelas redes sociais está para começar.

APOIO À ADVERSÁRIA

É grande, e totalmente negativa, a repercussão da entrevista do senador José Agripino Maia à Tribuna do Norte, no último domingo. Principalmente pelo fato do parlamentar ter considerado natural o seu apoio a eleição de Wilma de Faria para o Senado.

DIFERENTE

A análise feita nos meios políticos é que o presidente nacional do DEM se colocou abaixo da liderança de Henrique e Garibaldi Alves no Rio Grande do Norte. Atitude que não combina com Agripino.

FORA DO JOGO

O vereador Marcos Antonio, do Psol, decidiu retirar sua pré-candidatura a governador. Agora, o partido decidirá apenas entre dois nomes: o sindicalista Santino Arruda e o professor Robério Paulino.

OPÇÃO

Em tempo: Marcos do Psol sai de cena da disputa majoritária, mas pode surgir como opção do partido para compor a chapa proporcional, como candidato a deputado estadual ou federal. E com chances de vitória devido a presença da vereadora Amanda Gurgel no jogo.

FORA DO RN

A governadora Rosalba Ciarlini autorizou o afastamento do presidente da Emprotur, Sandro Pachêco, para articipar entre 4 e 10 de abril da Feira de Viagens Mundo Abreu, em Portugal e na Itália.

AMÉM

Pastores da igreja evangélica estão organizando para a próxima quinta-feira (20), a partir das 16h30, um momento de oração e intercessão por Natal, em agradecimento pela restauração do Monumento “A Bíblia Sagrada”. A ação será realizada na Praia do Meio, em frente ao terminal de ônibus do bairro de Brasília Teimosa. Presença confirmada do presidente da Câmara Municipal, vereador Albert Dickson.

DESCONTO

O Diário Oficial do Estado traz em sua edição de hoje o decreto que estabelece a cota anual de óleo diesel destinada ao abastecimento de embarcações pesqueiras, sujeitas à isenção do ICMS. O benefício se estende por todo o ano e fica habilitada a Petrobras para fornecer o material para os pescadores do Estado.

NO INTERIOR

Também presente no lançamento do Distrito Industrial de Monte Alegre, a prefeita de Brejinho, Ivete Matias, finaliza os preparativos para as festas de emancipação do município, que ocorrem neste mês de março. Na foto, a gestora aparece ao lado da secretária de Assistência Social de Monte Alegre Gorette Gabriel e da ex-prefeita da cidade, Ivanilde Matias.

CULTURA

O escritor Julio Hernesto Ramezoni de Faria lança amanhã, às 9h15, no IFRN/Cidade Alta, o livro “O Extraordinário Grilo Falante”.

GIRA MUNDO

Por essa, o PT não esperava. Perícia do Ministério Público de São Paulo descarta ter havido formação de cartel no único dos cinco projetos paulistas denunciados pela empresa Siemens firmado na gestão do ex-governador José Serra (PSDB). A multinacional alemã denunciou cinco projetos em que sustenta ter havido a prática anticompetitiva no setor metroferroviário de São Paulo. Um foi assinado em 2000, no segundo mandato de Mário Covas (PSDB), três nos dois primeiros governos de Geraldo Alckmin (PSDB), entre 2001 e 2006, e o último na gestão Serra (2007-2010).

Compartilhar:
    Publicidade