Corpo de Bombeiros ativa plano de operação para a Copa do Mundo

O litoral potiguar é a área que receberá o maior reforço do Corpo de Bombeiros

O litoral potiguar é a área que receberá o maior reforço do Corpo de Bombeiros. Foto: Divulgação
O litoral potiguar é a área que receberá o maior reforço do Corpo de Bombeiros. Foto: Divulgação

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), Coronel Elizeu Lisboa Dantas, realizou uma coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (12), no Quartel do Comando Geral da Corporação, em Natal, para apresentar o seu plano de operações visando atender as demandas do órgão durante o período compreendido entre o dia 12 de junho a 13 de julho, em função da Copa do Mundo. O emprego operacional do CBMRN na Copa, contará, diariamente, com um efetivo de 317 militares do RN, Pará, Maranhão e da Força Nacional de Segurança. A tropa estará distribuída em sete forças tarefas, sendo elas: Arena das Dunas, Fifa Fan Fest, Corredor Turístico, Prevenção (Serviço Técnico de Engenharia), Litoral, Postos Avançados de Salvamentos (BRs) e operações Químicas, Biológicas, Radiológicas, Nucleares e Explosivas (QBRNE).

De acordo com o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o CBMRN irá agir de forma integrada com os demais órgãos da esfera municipal, estadual e federal, conforme estabelecido na matriz de responsabilidades, descrita no caderno de atribuições da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE).

“Nossas ações consistem em realizar os serviços de prevenção e combate aos incêndios; atuar nas atividades de resgates, busca e salvamento em meio terrestre, aquático ou em altura; fiscalizar as atividades de segurança contra incêndio e pânico, atividades auxiliares de socorros de urgência e atendimento de emergência pré-hospitalar; notificar, isolar e interditar, no âmbito de sua competência, locais que não ofereçam condições de segurança, entre outras atribuições correlatas”, disse o Coronel Elizeu Dantas.

O litoral potiguar é a área que receberá o maior reforço do Corpo de Bombeiros. Ao todo 144 militares foram escalados para realizarem atividades de prevenção e resgate em situações de afogamentos. Vinte e dois postos de guarda vidas ficarão montados no litoral norte, urbano e sul, compreendendo uma faixa litorânea de aproximadamente 145 Km. Os pontos fixos escolhidos foram nas praias de Barra do Rio, Genipabú, Santa Rita, Redinha, Forte, Meio, Artistas, Areia Preta, Via Costeira, Ponta Negra, Pirangi do Norte, Búzios, Arituba, Camurupim, Tibau do Sul, Pipa e Barra do Cunhaú.

Para as operações de Combate contra agentes Químicos, Biológicos, Radioativos, Nuclear e Explosivo – QBRNE, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará – CBMPA e da Força Nacional de Segurança Pública, especializadas nesse tipo de evento, permanecerão de prontidão para atuar em apoio à Marinha do Brasil. Uma viatura (Auto Hidro-Químico), com equipamentos especiais para este tipo de ocorrência, já encontra-se estacionado no pátio do 1º Grupamento de Bombeiros em condições de atender ocorrências.

De acordo com o plano apresentado, a corporação manterá ainda guarnições e viaturas no perímetro externo e interno da Arena das Dunas. O Caic de Lagoa Nova funcionará como posto de comando e as demais viaturas ficarão distribuídas no Ginásio DED, na Escola Estadual Régulo Tinoco, SEBRAE e no Arena das Dunnas. A Fifa Fan Fest receberá, diariamente, um total de 64 bombeiros, que atuarão na prevenção e combate a incêndio e no Atendimento Pré-Hospitalar (APH), distribuídos no interior da estrutura do Fan Fest e próximo ao viaduto da Av. Praia do Forte.

Para o corredor turístico, o CBMRN disponibilizará três guarnições. Postos avançados itinerantes, posicionadas na praia de Areia Preta, Posto de Turismo da Policia Militar e no Centro de Convenções, terão por objetivo para prevenção e combate a incêndio no corredor hoteleiro da Via Costeira. Equipes do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) realizarão mutirões de vistorias na Arena das Dunnas e FanFest durante todo o período da Copa. As BRs, rotas de entrada e saída da capital, também receberão equipes do CBMRN. Quatro “Postos avançados de Salvamento” (PAS) serão ativados na Zona Norte, Centro e Sul de Natal. Os locais escolhidos como Postos para intervenções em possíveis acidentes de trânsito são: Aeroporto de São Gonçalo, Macaíba, RN 160, BRs 226, 304 e 101 e Angicos.

 

 

Compartilhar: