Crise – Danilo Sá

Por essa o pré-candidato a governador do Estado, Henrique Eduardo Alves, não esperava. A menos de dois meses da campanha…

Por essa o pré-candidato a governador do Estado, Henrique Eduardo Alves, não esperava. A menos de dois meses da campanha eleitoral, o prefeito da capital do Estado, seu primo Carlos Eduardo Alves, coloca em risco o apoio do seu PDT ao presidente da Câmara dos Deputados.

A notícia se espalhou como pólvora neste último final de semana. E a explicação não poderia ser mais óbvia. O PDT quer reciprocidade em troca do apoio concedido a chapa majoritária, ainda formada pela vice-prefeita Wilma de Faria, na disputa pelo Senado, e pelo deputado João Maia, na garupa como candidato a vice-governador.

Nos planos do prefeito Carlos Eduardo, a legenda precisa aumentar sua participação na Assembleia Legislativa, onde já conta com o mandato do seu próprio pai, Agnelo Alves, e conquistar uma das vagas do Rio Grande do Norte na Câmara Federal. Neste caso, entra no jogo o ex-chefe do Gabinete Civil do município, Sávio Hackradt. É aí o nó da questão.

Com a probabilidade de uma grande renovação da bancada federal, são muitos os pretendentes a uma vaga em Brasília. E o jogo não tem sido fácil para o publicitário apontado como braço direito de Carlos Eduardo. Sávio não estaria recebendo nem mesmo o apoio do prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, que também é filiado ao PDT.

Se dentro da legenda os apoios têm sido difíceis, imagine nos demais partidos. Consciente dessa situação, Henrique tem empurrado o problema com a barriga, ansioso para o início da campanha e a definição de sua superbase de apoio. Até lá, será preciso ter habilidade para gerenciar possíveis crises, típicas de setores com muitos interesses distintos ao mesmo tempo.

FORÇA E FÉ

Lamentáveis as notícias em torno do acidente ocorrido com o procurador geral do Estado, Miguel Josino. Pior ainda foi a onda de informações veiculadas após a internação dele no hospital, muitas equivocadas. Apesar de ter consciência do grau da gravidade do problema, este interino se junta a família e amigos na torcida por sua recuperação.

TRÁGICO

Em tempo: para quem ainda não soube, Miguel Josino caiu, em seu apartamento, quando fazia um simples churrasco com familiares. O procurador sofreu a queda da sua residência, que fica no primeiro andar, para o salão de festas, o equivalente a uma altura de três metros. Josino acabou batendo a cabeça e já foi levado para o hospital inconsciente. Hoje pela manhã, a situação permanecia inalterada.

REPERCUSSÃO

Tão logo se espalhou a notícia do acidente com Miguel Josino, foi grande a movimentação no Hospital do Coração. A governadora Rosalba Ciarlini, esteve na unidade na noite deste domingo (18). Também passaram por lá o secretário Obery Rodrigues, o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, o comandante da PM, Francisco Canindé de Araújo Silva, o advogado Thiago Cortez, o ex-presidente da Fiern, Flávio Azevedo, além do senador Paulo Davim e do deputado federal Paulo Wagner.

ÚLTIMA ENTREVISTA

Pelas redes sociais também foi grande a manifestação a favor do procurador, conhecido por sua gentileza no trato com as pessoas e competência profissional. Na última terça-feira (13), Josino concedeu uma de suas últimas entrevistas, a este JH, cobrando concurso público para novos procuradores.

PRÉ-CAMPANHA

O presidenciável Eduardo Campos estará em Natal na próxima quinta-feira (22). O ex-governador de Pernambuco concederá, pela manhã, uma entrevista coletiva à imprensa e, depois, segue para Santa Cruz, onde participará da procissão de Santa Rita de Cássia. A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria e o ex-governador Iberê Ferreira de Souza acompanharão a agenda de Campos. É a luta.

LIXO NAS RUAS

O assunto não é novidade neste espaço, mas a situação está se agravando. O que está acontecendo com a limpeza pública de Natal? As ruas estão cada vez com mais sacos de lixos espalhados, esperando pelos carros da Urbana que já não passam há alguns dias. E, até agora, ninguém explica nada, nem confirma se há algum problema. E a sujeira só cresce.

POLÊMICA

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia aprovou, nesta segunda-feira (19), a sétima emenda encartada ao Projeto de Lei Complementar que trata do regime de promoção de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do RN. Trata-se de uma mudança no texto da Lei, que garante a sua aplicabilidade. A votação do projeto no Plenário da Casa será amanhã.

BRASIL EM NATAL

Apesar de ainda não oficializada pela CBF, a promessa de trazer para Natal o primeiro jogo da seleção brasileira após a Copa do Mundo é, sim, uma grande notícia. Primeiro pelas décadas que o povo potiguar não vê o time por aqui, depois porque o Arena das Dunas merece mesmo receber um jogo deste tipo. E a expectativa será de casa cheia.

GIRA MUNDO

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou neste domingo, 18, que nunca foi pré-candidato a vice na chapa presidencial do PSDB encabeçada por Aécio Neves e que pretende apenas concorrer a uma vaga na Câmara ou no Senado nas eleições deste ano. No comunicado publicado em sua página no Facebook, o tucano disse que vai concorrer a uma vaga no Legislativo e que pretende ajudar o PSDB a vencer as eleições presidenciais. “Serei candidato a um cargo no Legislativo Federal. E só! No mais, estarei junto com o meu partido no esforço para vencer esta estranha mistura de atraso e inércia que tomou conta do País”, disse.

Compartilhar: