Cuide bem do seu corpo enquanto você se diverte na praia

Uma vez pronta para começar a fazer as atividades na areia, vale a pena se dedicar

Uma vez pronta para começar a fazer as atividades na areia, vale a pena se dedicar. Foto:Divulgação
Uma vez pronta para começar a fazer as atividades na areia, vale a pena se dedicar. Foto:Divulgação

Com o sol brilhando lá fora fica difícil se confinar em uma academia para manter a forma. Ainda mais se você pode se exercitar tendo como trilha sonora o barulho das ondas do mar e sentindo a areia entre os dedos do pé. Fazer atividades físicas na praia pode ser mais eficaz do que no asfalto ou ginásio – por causa da instabilidade do chão fofo, você acaba gastando mais energia para conseguir o mesmo desempenho.

Por outro lado, é preciso ter cuidados extras. O primeiro é se proteger do sol: passar filtro solar com ao menos 30 de fator de proteção e reaplicá-lo a cada duas horas ou sempre depois de entrar na água. Além disso, usar camisetas leves, de preferência de cores claras, feitas de algodão. “A pele queimada de sol tem dificuldades de transpirar e, assim, de resfriar o corpo. É como treinar vestido com um saco plástico”, alerta Paulo Roberto Correia, fisiologista do esporte da Unifesp.

Também é necessário cuidar da alimentação, que deve ser rica em frutas e legumes frescos, e tomar água com frequência, para evitar uma desidratação. E nunca se deve fazer o exercício em jejum: isso pode levar a uma hipoglicemia.

Por fim, o ideal é começar devagar e ir aumentando a frequência e a intensidade das atividades físicas gradativamente. Alterne os dias de exercícios. “Assim, você dá tempo para o corpo se recuperar”, diz a personal trainer Mila Toledo, da Mila Toledo Fitness. “Senão, há o risco de ocorrerem lesões e de ter uma queda de resistência, o que a deixa vulnerável a doenças.”

Uma vez pronta para começar a fazer as atividades na areia, vale a pena se dedicar. Os benefícios trazidos por esses exercícios vão além de queimar calorias. Eles ativam a circulação, aumentam a força e a resistência dos músculos, a flexibilidade e ainda diminuem o estresse – a cada atividade, seu corpo é recompensado com uma descarga de endorfina, o neurotransmissor que causa a sensação de prazer e relaxamento.

Fonte:Bol
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