Curso gratuito oferece dicas para a boa saúde física e emocional das gestantes

Curso, que durará três dias - em Natal, será realizado entre os dias 29 e 31 de julho e, em Caicó, entre 5 e 7 de agosto

Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir

Uma das fases mais importantes da vida de uma mulher, a gravidez é também um período de muitas dúvidas sobre os cuidados com o bebê e as transformações físicas e emocionais vividas durante os nove meses de gestação, principalmente para as mães de primeira viagem. Pensando nisso, o Serviço Social do Comércio (Sesc) do Rio Grande do Norte realizará curso gratuito para gestantes em Natal e Caicó entre julho e agosto. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 25, nas duas unidades.

Segundo a coordenadora do setor de Educação em Saúde, Priscila Serpejante, o intuito é oferecer informações e orientações sobre a saúde física e emocional da gestante, cuidados com o bebê, tipos de anestesias e parto humanizado. Além das futuras mamães, os pais também receberão atenção redobrada durante o curso, que durará três dias – em Natal, será realizado entre os dias 29 e 31 de julho e, em Caicó, entre 5 e 7 de agosto.

“A participação dos companheiros das gestantes é muito importante para que eles também possam ser incluídos de forma ativa na gestação e na vida da criança, dividindo as responsabilidades com a mãe, já que, normalmente, só se sentem pais depois que o bebê nasce. Durante o curso, falamos sobre as emoções e transformações físicas vividas pela gestante e é muito importante para o pai saber disso tudo, porque ele também é parte essencial numa gravidez”, explicou.

Priscila disse que, durante o curso, será discutida a humanização do parto e os tipos de analgesias que podem ser usadas durante um parto normal e que muitas mulheres desconhecem, por falta de informações. A cesárea também será discutida, por ser uma cirurgia necessária em casos específicos e que vem sendo feita de forma indiscriminada no país, por motivos banais.

“Infelizmente, o Brasil é um dos recordistas mundiais em cesáreas, muitas vezes indicadas sem necessidade e que a mulher aceita por medo do desconhecido. Queremos mostrar que elas podem ter um parto normal sem a necessidade de sentir dor, já que é possível usar anestesia e analgesia em seu benefício, o que muitas vezes não é dito pelo médico que a acompanha. São informações importantes e que todas as gestantes têm direito”, afirmou.

Shantala e arte-terapia

Durante o Curso de Gestantes do Sesc/RN, também serão ministradas aulas sobre a Shantala, uma massagem para bebês usada para acalmar e aumentar a interação entre mãe-pai e bebê e ainda um momento de vivência entre o casal. Priscila Serpejante explicou que, quem não tiver companheiro, pode levar um familiar próximo para acompanhar o curso. Elas também aprenderão tipos de atividades físicas indicadas para gestantes e a importância do cuidado com a dentição.

“Esse é o segundo ano que realizamos o curso em Natal e o primeiro em Caicó e estamos com uma programação muito interessante, que promete três dias ricos em informações e emoções para as mamães e os papais que participarão conosco. Nosso objetivo é eliminar as principais dúvidas e trazer informações importantes para esse momento tão especial na vida de um casal. Esperamos repetir o sucesso do primeiro”, afirmou.

Compartilhar: