Da Arena ao TRE

A quarta-feira terminou como se fosse um dia de sonho. Apesar dos prometidos protestos, a inauguração da Arena das Dunas…

A quarta-feira terminou como se fosse um dia de sonho. Apesar dos prometidos protestos, a inauguração da Arena das Dunas havia sido um sucesso. Para fechar com chave de ouro, os elogios ditos pela presidente Dilma Rousseff ao estádio natalense e a cidade ecoaram como música pelos microfones da imprensa nacional.

Mas, veio a quinta-feira. A repercussão positiva do dia seguinte foi, talvez, além do esperado. Mal se falou sobre os manifestantes na BR-101. Até os adversários passaram em branco, apesar de muitos terem tentado atrair o brilho da festa para si. De repente, o dia anoiteceu.

E, com a lua, veio a notícia de mais um afastamento decretado pelo TRE.
Em 24 horas, Rosalba Ciarlini perdeu o sorriso de orgulho que ostentou para as lentes do mundo, quando deu o primeiro chute na bola em cima do gramado da Copa do Mundo em Natal, para o total silêncio. Decisão só quebrada, vejam só, para dizer que estava tranquila, diante da festa dos operários dentro do estádio.

Ao contrário do que havia planejado, apesar do belo desempenho publicitário com a conclusão da Arena, a governadora encerra esta semana decisiva para seu futuro político com mais um grave desgaste de imagem. Agora, os juízes decidiram lhe tirar o mandato porque construiu um poço em pleno período eleitoral, sob acusação de benefício para sua candidata em Mossoró, a prefeita afastada do cargo, Claudia Regina.

Agora, não há muito o que fazer para juntar os cacos diante de notícia tão negativa. O jeito é torcer para conquistar uma nova liminar na Justiça, tão rápida quanto a emitida no final de 2013, e trabalhar para deixar mais este vexame cair no esquecimento tão comum do eleitorado potiguar.

De certa forma, se começou a semana pensando em dar uma goleada nos rivais, Rosalba termina estes dias com, no mínimo, um empate doloroso, com sabor de derrota. Pelo visto, nem mesmo o destino tem perdoado as pisadas em falso que foram dadas pela atual gestão nos últimos três anos. É a luta.

 

NO AGUARDO
A expectativa de toda a classe política potiguar agora fica por conta da possibilidade do vice-governador Robinson Faria ser empossado ou não no principal cargo público do Rio Grande do Norte. Nos bastidores, se comenta que a Assembleia Legislativa convocará sessão especial para este sábado (25), com o objetivo de cumprir a determinação do TRE. É o tempo que resta para a Rosa conseguir sua liminar no TSE.

DE OLHO EM 2014
Por uma incrível coincidência do destino, no dia em que a governadora corre o risco de ficar se mandato, dois dos seus principais concorrentes na eleição deste ano, PT e PMDB, convocam entrevistas coletivas com seus presidentes nacionais, ambos presentes no Estado. Na pauta, claro, a possível aliança das duas legendas na chapa majoritária de 2014.

ONDE ESTÁ WALLY?
Não foi nada fácil a tarefa do oficial de justiça de entregar a notificação do TRE ao presidente da Assembleia, Ricardo Motta. O deputado foi procurado primeiro no Legislativo, onde não se encontrava hoje pela manhã. Também não foi encontrado na sua própria residência. Pelo visto, ganhou tempo suficiente para deixar a posse para amanhã

REPERCUSSÃO
É grande a pressão em cima dos profissionais da TV Ponta Negra e até da garota, menor de idade, filmada acompanhando o delegado Odilon dos Santos no uso particular de um carro oficial da Polícia Civil. Pior foi a nota emitida pela Associação de Delegados, culpando a imprensa por noticiar algo que qualquer cidadão mais atencioso percebe: no RN a maioria das autoridades se beneficiam de equipamentos públicos para interesses próprios.

SUSPEITAS
Nos bastidores, a suspeita dos policiais é que as imagens divulgadas para todo o país pelo SBT teriam sido montadas, inclusive com a colaboração da menor de idade. A garota já foi procurada para ser ouvida na investigação iniciada pela Corregedoria. Em tempo: a matéria foi ao ar após dois meses de apuração no Estado.

HISTÓRICO
Para fechar o assunto, o delegado denunciado nas imagens do SBT, Odilon dos Santos, está há anos na profissão sendo apontado por muitos, inclusive por membros da imprensa, como um dos melhores homens da Polícia Civil potiguar. Sempre longe de qualquer suspeita de corrupção, se destacando por grandes operações e investigações, já escapou até de perigosos atentados de bandidos insatisfeitos com seu trabalho.

SAÚDE
A Amil lança domingo(26) o movimento Saúde 360. Dedicada à conscientização e combate à obesidade infantil, a iniciativa reúne ações de qualificação de profissionais de saúde, relacionamento com diversas instituições, eventos para a família, pesquisas e um site com conteúdo atualizado sobre o tema: www.portalsaude360.com.br.

NEGÓCIOS
O principal evento ligado à fruticultura no país volta a ser realizado este ano em Mossoró, a Expofruit 2014 – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada acontece de 24 a 26 de setembro, na UFERSA, e terá um novo formato com muitas novidades para os produtores e para o público. No ano passado, o evento não foi realizado devido aos prejuízos causados aos produtores com a forte seca ocorrida no RN.

GIRA MUNDO

A primeira rede social que se transformou em febre no Brasil acaba de completar 10 anos. Segundo o portal Uol, o Orkut chegou a ter 43 milhões de brasileiros em uma época em que o número de internautas no país era inferior a 80 milhões de pessoas. Ou seja, mais da metade deles tinha conta no sistema. Hoje, seriam apenas 6 milhões de usuários ativos. No auge, comunidades reuniam de pessoas em torno de temas bizarros, toscos ou simplesmente inúteis. O perfil deste colunista, confesso, ainda está aberto no Orkut.

Compartilhar:
    Publicidade