Denatran vai vistoriar CFCs para conferir simuladores de direção

Em vigor desde 31 de dezembro de 2013, a obrigatoriedade foi determinada em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

Todos os alunos que iniciaram o processo para obter a Habilitação a partir de 6 de janeiro devem passar por lições no simulador de direção. Foto: Divulgação
Todos os alunos que iniciaram o processo para obter a Habilitação a partir de 6 de janeiro devem passar por lições no simulador de direção. Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) planeja fazer visitas a Centros de Formação de Condutores em todo o País para conferir se as autoescolas estão adequadas à resolução que torna obrigatório o uso do simulador de direção antes das aulas práticas. O órgão responsável pela fiscalização do cumprimento dos requisitos e exigências definidas também deve verificar se os aparelhos foram certificado e homologados pelo próprio Denatran. Ainda não há data definida para o início das inspeções.

Todos os alunos que iniciaram – ou pretendem começar – o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de 6 de janeiro devem passar por lições no simulador de direção. A regra vale para qualquer candidato que deseja tirar carteira de motorista na categoria B.

Em vigor desde 31 de dezembro de 2013, a obrigatoriedade foi determinada em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com o conselho, o uso do equipamento vai complementar a formação dos condutores, permitindo sua exposição a situações virtuais sem comprometer a segurança e a integridade do motorista e de seu instrutor. Pela nova regra, após as aulas teóricas, os alunos deverão ter cinco horas de treinamento com o simulador para, só depois, começarem as aulas de direção nas ruas.

Compartilhar: