Deputado João Maia pode ser candidato a vice na chapa com o PMDB

Deputado do PR entende que a decisão será dos integrantes do partido que estão fazendo encontros para definir posição do partido nas eleições

João Maia: "PR tem aliança com PMDB, mas não conversamos sobre esse assunto”. Foto: Divulgação
João Maia: “PR tem aliança com PMDB, mas não conversamos sobre esse assunto”. Foto: Divulgação

Joaquim Pinheiro

Repórter de Política

O deputado federal João Maia, líder do PR no Estado, admitiu ser candidato a vice-governador numa composição política com o PMDB, partido presidido no Estado pelo deputado Henrique Eduardo que tem como maior expressão político-eleitoral no Rio Grande do Norte o senador Garibaldi Filho. João Maia ressalta a aliança política que o seu partido tem com o PMDB, além do bom relacionamento pessoal com o deputado Henrique Eduardo.

“O PR tem aliança com o PMDB e eu particularmente mantenho um bom relacionamento com o deputado Henrique Eduardo, mas não conversamos sobre esse assunto”, afirmou o parlamentar, que no dia de hoje tinha agenda marcada com o senador Garibaldi Filho no município de Caicó. Segundo João Maia, as tratativas para a participação do PR nas próximas eleições competirá aos filiados, respeitando, consequentemente as peculiaridades locais de cada município do Rio Grande do Norte. Perguntado sobre a chapa ideal para disputar o pleito majoritário nas eleições deste ano, João Maia afirmou: “é aquela que ajuda a vencer e governar”.

João Maia diz reconhecer a existência de um movimento nas bases eleitorais do Partido da República em defesa do seu nome para compor a chapa majoritária do PMDB na condição de candidato a vice-governador, entretanto informa que esse não é um assunto de sua competência, mas dos integrantes do PR, que segundo ele, devem decidir após uma ampla discussão. Ele alerta também, sobre a recomendação de que o espaço do PR do Rio Grande do Norte seja mantido na Câmara Federal, principalmente por se tratar de uma recomendação da Executiva Nacional, que segundo o deputado, tem respeitado as decisões estaduais. O deputado não revelou, mas entende-se que os integrantes dos Diretórios Estaduais, estarão liberados para adotar a decisão que considerar conveniente para o partido.

O vereador Adão Eridan, do PR, diz não ter dúvidas de que o Partido da República participará da chapa majoritária representado por João Maia ou outro integrante do partido, caso o deputado decida ser candidato à reeleição. Sobre a possível chapa formada por PMDB, PSB e PR, além de outras siglas partidárias, Adão Eridan entende ser a ideal, mas alerta sobre um possível rompimento político com o PT. “A deputada Fátima Bezerra é uma grande parlamentar e não pode cometer o erro de disputar a eleição contra Wilma de Faria, que tem um grande potencial eleitoral e certamente será a futura senadora do Rio Grande do Norte”, disse o vereador, defendendo a manutenção da aliança com o PT, tendo Fátima Bezerra candidata à reeleição. “É arriscar demais, Fátima disputar o Senado com Wilma”, avalia Adão Eridan.

“Sentimento é de aliança com PMDB, mas ainda estamos discutindo isso”

“Estamos reunindo o PR através de polos regionais para discutirmos os problemas do Estado, possíveis soluções e também sobre a aliança com o PMDB nas eleições deste ano”. Foi o que disse o deputado João Maia na manhã de ontem por telefone direto de Caicó onde também tem encontro marcado com o senador Garibaldi Filho no dia de hoje. “O sentimento é de aliança com o PMDB, mas vamos continuar discutindo, esse e outros assuntos”, completou. Integrantes do PR de Caicó, Jardim do Seridó, São Fernando e Carnaúba dos Dantas reuniram-se no final de semana para discutir, basicamente a aliança política com PMDB/PSB/PROS/PV.

Acompanhado da presidente do PR/Mulher, Shirley Targino, o deputado João Maia ouviu a opinião de cada um dos aliados sobre as prioridades de alianças do partido para as eleições deste ano. “O PR confia plenamente no nosso líder. Claro que tem quem defenda que João seja candidato a governador, outros a vice e outros que ele se mantenha na Câmara Federal honrando seu mandato e lutando por todas as regiões do Estado”, disse o vice-prefeito de Caicó, Oriel Segundo. Na oportunidade, João Maia ouviu de todos os presentes o apoio a uma aliança política entre PR/PMDB/PSB/PROS/PV para as eleições deste ano. “É muito bom estar com nossos aliados do PR discutindo alternativas e soluções para os problemas do Rio Grande do Norte e do seu povo”, afirmou João Maia na reunião do PR em Caicó. (JP)

Compartilhar:
    Publicidade