Dermatites de contato estão aparecendo cada vez mais cedo; Proteja-se

Uso de produtos industrializados e bijuterias tem contribuído para o aparecimento de alergias entre crianças

rey45y2

A dermatite de contato – a popular alergia de pele – é um problema de saúde que tem se tornado cada vez mais comuns entre crianças. “É um problema que demora para aparecer, pois se desenvolve após anos de contato com determinada substância – que passa a irritar a pele. Atualmente, as crianças têm sido expostas muito cedo a esses alérgenos, desenvolvendo essa alergia cada vez mais cedo”, explica Annia Cordeiro Lourenço, dermatologista e diretora da Clínica da Pele Annia Lourenço.

Entre os vilões, estão as bijuterias e também produtos industrializados, como perfumes, maquiagens, lenços umedecidos e tintas. “O contato constante com as substâncias presentes nesses itens leva ao aparecimento da dermatite”, alerta. Como o problema aparece após o longo tempo de contato com as substâncias, é comum que a alergia apareça na vida adulta. Além dos metais presentes nas bijuterias, conservantes e corantes de cosméticos, couro e borracha são algumas causas recorrentes de dermatites.

Os sintomas recorrentes da dermatite de contato são coceira, vermelhidão e inchaço. Dependendo do caso, até mesmo áreas que não estão em contato direto com a substância podem apresentar esses sinais. “Outro sintoma muito importante é a descamação da pele que pode acontecer em áreas mais sensíveis, como a pálpebra, por exemplo.”

Para detectar a causa da alergia, é realizado o teste de contato. Vários marcadores são colocados em contato com a pele do paciente e permanecem por 48 horas. Depois disso, são removidos e o local não deve ser molhado por outras 48 horas. Após esse período, são analisados os sinais na pele para chegar ao resultado. “Assim, o paciente sabe qual é substância causadora da alergia. O tratamento consiste em afastar a causa permanentemente”, ressalta a especialista.

Compartilhar: