Desalojados de Mãe Luiza são imunizados pela Secretaria de Saúde

A meta é imunizar toda a população que está em ambiente temporário devido ao desmoronamento que ocorreu no morro que dá nome ao bairro, provocado pelas chuvas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Adultos, crianças e idosos que estão desalojados em Mãe Luíza, Região Leste da cidade, estão sendo imunizados contra a gripe Influenza pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A ação teve início na manhã desta quarta-feira e se concentrou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro. A meta é imunizar toda a população que está em ambiente temporário devido ao desmoronamento que ocorreu no morro que dá nome ao bairro, provocado pelas chuvas.

“Nós pretendemos imunizar as crianças que ainda não tomaram a vacina contra a Influenza esse ano. Vamos fazer uma avaliação na caderneta de vacina daquelas crianças que a família conseguiu resgatar o cartão de vacinas e, no caso da família não ter recuperado o cartão, vamos fazer a avaliação para ver a situação de cobertura vacinal e ver a possibilidade de imunizar ou não”, explicou Solange Cruz, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis da SMS.

A equipe que realizou as vacinas é composta pela técnica em enfermagem Teresinha Vicente Firmino, pela técnica em enfermagem Nelma Galvão de Lima e pela agente de Saúde Kátia Cristiane Faustino. Foi feita uma avaliação para identificar se os adultos tomaram a vacina de hepatite e tétano. As mulheres foram imunizadas contra tétano, exceto as mulheres grávidas que fizeram pré-natal regular.

Para a aplicação da vacina de hepatite, houve uma verificação do cartão vacinal para identificar se a pessoa já tem doses anteriores aplicadas, para completar o calendário vacinal ou iniciar pra aqueles que não se vacinaram. A vacina tríplice viral foi aplicada em toda criança com idade menor de cinco anos, que ainda não recebeu essa vacina.

Compartilhar:
    Publicidade