Deu fome? Antes saiba como é feita a batata frita do McDonald’s

Açucaradas: batatas são banhadas em solução de glicose para que fiquem douradas e uniformes, diz McDonald’s

67i87o87ertyrtu65u56

Sal, óleo, batata e… açúcar. Esses são alguns dos principais ingredientes das famosas batatas fritas do McDonald’s. Dando continuidade a uma campanha iniciada em 2012 no Canadá, a rede de fast foods revelou como faz um de seus lanches mais populares. Em um documento de mais de 30 páginas, atualizado nesta segunda-feira, o restaurante detalha de que são feitos todos os itens presentes nos menus canadenses, dos hambúrgueres aos sucos de fruta, e, entre os ingredientes das batatinhas está a dextrose, um tipo de açúcar aplicado antes da fritura.

Segundo a empresa, a preparação das fritas inclui óleo de canola, ácido cítrico (como conservante), dimetilpolisiloxane (para evitar formação de espuma), ácido sódio pirofosfato (para manter a cor) e a dextrose, açúcar derivado do milho. Mas o objetivo não é fazer com que as batatinhas fiquem doces. A substância é aplicada para repor a glicose perdida no início do processo de cozimento das batatas.

Antes de serem fritas ao óleo de canola, as batatas do McDonald’s passam por uma breve fervura, que funciona como um pré-cozimento, fazendo com que parte do açúcar seja perdida. Por isso, a receita da rede de fast-food inclui a adição de uma solução de dextrose, que serve apenas para repor o açúcar natural do tubérculo. Segundo o restaurante, isso garante que as batatinhas tenham, depois de fritas, uma aparência “dourada e uniforme”.

A explicação já havia sido dada em uma seção criada pelo McDonald’s Canadá para responder clientes curiosos sobre os bastidores da preparação dos lanches. Sob o mote “nossa comida, suas perguntas”, a companhia mantém uma espécie de tira-dúvidas interativo. Com a atualização do documento nesta segunda, no entanto, o assunto voltou à tona na internet.

As iniciativas voltadas para aumentar a transparência em relação à preparação de seus lanches foram intensificadas após o Burger King ter admitido o uso de carne de cavalo em seus hambúrgueres, na Europa. No mesmo documento em que revela a receita das batatas fritas, o McDonald’s garante que seu Big Mac é feito com “100% de carne bovina”.

 

Fonte: O Globo

Compartilhar: