Dia 13, novo leilão de energia deverá viabilizar mais projetos eólicos do RN

- A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério das Minas e Energia e responsável pela realização dos leilões…

- A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério das Minas e Energia e responsável pela realização dos leilões de compra de eletricidade para o Sistema Interligado Nacional, confirma a realização na sexta-feira da próxima semana (dia 13) do 2º. Leilão de Energia A-5-2013, que deverá formalizar a compra de 13,2 mil MegaWatts de energia de fonte eólica e 2,2 mil MW de fonte solar, para entrega a partir de 2018.
- Desta vez, ao contrário do que ocorreu no leilão ocorrido mês passado, está assegurado que o Rio Grande do Norte não ficará de fora.
- Cerca de 80 projetos de parques eólicos previstos para serem implantados no interior potiguar e com capacidade de geração de 2,5 mil MW de energia, deverão oferecer lances de oferta, acreditando-se que boa parte deles saia vencedora da disputa, já que não haverá a barreira da falta de linhas de transmissões interposta pela EPE no último leilão, o que fez o RN ser excluído.
- Por sinal, desta feita projetos de geração de energia solar também farão parte das propostas a serem apresentadas pelo Rio Grande do Norte no dia 13 de dezembro. Um grupo de capital estrangeiro se propõe a implantar no Estado parques fotovoltaicos com capacidade de gerar 203 MW.

Henrique trabalha para antecipar leilões de linhas de transmissão para atender o RN

- O presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, informa que está negociando com o Ministério das Minas e Energia a antecipação do leilão que irá ampliar a capacidade de transmissão da energia eólica gerada no Rio Grande do Norte.
- Segundo ele, o ministro Edison Lobão está preocupado com o fato de que a capacidade instalada de geração de energia em nosso Estado já supera em muito a demanda potiguar e que, ainda assim, diversos parques eólicos prontos para operar se encontram parados por falta de novas linhas de transmissão, enquanto o RN perde novos investimentos.
- Em encontro que teve com o ministro esta semana, no qual se fez acompanhar do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, e de representantes da Federação das Indústrias do RN, o deputado Henrique Alves foi informado de que o Ministério das Minas e Energia irá antecipar para o início de 2014 o leilão de novas linhas de transmissão previsto para o segundo semestre, o que certamente trará benefícios e abrirá novas perspectivas para a economia norte-rio-grandense.
- A licitação deverá reparar perdas nos atuais reforços de transmissão com a construção de quatro novos linhões no Estado, o que permitirá a continuidade do processo de desenvolvimento e expansão de novos parques eólicos.

Sebrae responde pela programação da I Feira Potiguar da Indústria

- Durante os três dias da I Feira Potiguar da Indústria, que o Sistema Fiern promoverá no Centro de Convenções de Natal no período de 11 a 13 do corrente, caberá ao Sebrae/RN a tarefa de disponibilizar atendimentos, promover a exposição das empresas participantes e montar uma loja-modelo de artesanato que ficará aberta aos visitantes do evento.
- Também estará a cargo da equipe técnica do Sebrae a realização de quatro rodadas de negócios, direcionadas para micro e pequenas empresas do Estado interessadas em contratar vendas de mercadorias e serviços com grandes grupos supermercadistas, unidades militares, empresas estatais, indústrias e órgãos públicos.
- As inscrições para empresas interessadas em participar das rodadas de negócios ainda podem ser feitas através do site www.rodada.com.br/.

 

Abih planeja realizar 24 eventos em 2014 para divulgar o Destino RN

- A seção potiguar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-RN) encerra o exercício de 2013 com balanço satisfatório, cumprindo com empenho a missão de contribuir com a divulgação turística do Rio Grande do Norte em outros Estados.
- No decorrer deste ano foram realizados 11 eventos em três regiões do Brasil para vender o nosso destino, atingindo cidades como Belo Horizonte, Goiânia, Maceió, Recife, João Pessoa, Fortaleza, Cuiabá e Campo Grande. No total, 884 agentes de viagens participaram dos workshops e foram capacitados para divulgar as potencialidades do RN junto aos interessados em comprar pacotes turísticos.
- O presidente da Abih-RN, hoteleiro Habib Chalita, vê estas iniciativas como muito importantes para o setor de turismo. Segundo ele, “não ganha só a hotelaria, mas toda a cadeia econômica”.
- Para 2014, já estão sendo planejados pela Diretoria da entidade pelo menos 24 eventos para divulgar Natal e o Rio Grande do Norte pelas demais regiões do Brasil, aproveitando principalmente o fato de que nossa capital se inclui entre as cidades-sede da Copa do Mundo.

Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores anuncia recordes de produção

- O presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores (CNPA), o potiguar Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, está comemorando os resultados alcançados este ano pela produção brasileira de pescado.
- Diz ele que, pela primeira vez na história, o país deverá atingir a marca de 2 milhões de toneladas, segundo lhe foi revelado esta semana pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, por ocasião do lançamento do Plano Nacional de Combate à Pesca Ilegal.
- “A meta dos 2 milhões de toneladas tinha sido estabelecida pelo Ministério para ser alcançada somente em 2014, mas foi antecipada em um ano, graças ao respaldo que o Governo Federal está dando ao setor, especialmente à aquicultura, que pela primeira vez vai produzir mais do que a pesca extrativa”, afirma Abraão Lincoln.

Serasa orienta consumidor a se proteger de fraudes

- A Serasa Experian, empresa internacional especializada na prestação de serviços de proteção ao crédito, que no Brasil responde diariamente a 6 milhões de consultas oriundas de cerca de 500 mil empresas, demonstra grande preocupação com o excessivo número de fraudes (ou tentativas) praticadas em nosso meio.
- Assim, ela resolveu divulgar algumas sugestões para que o consumidor fique mais protegido das constantes investidas dos falsários e estelionatários:
- 1) jamais fornecer dados pessoais a pessoas estranhas;
- 2) não fornecer ou confirmar informações pessoais ou número de documentos por telefone, sempre tomando muito cuidado com promoções ou pesquisas;
- 3) não perder de vista seus documentos de identificação quando solicitados para protocolos de ingresso em determinados ambientes ou quaisquer negócios;
- 4) do mesmo modo, não deixar que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a desculpa de efetuar o pagamento; e
- 5) todo cuidado é pouco ao digitar senha de cartão (de débito ou de crédito) na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos.

Compartilhar: