Dicas para aproveitar o verão e ganhar uma cor bonita de forma natural

Nutricionista elabora cardápio especial com alimentos que ajudam a ter e manter um bronzeado bonito e saudável

Fique da dor do pecado equilibrando uma boa alimentação à exposição correta ao sol. Foto: Divulgação
Fique da dor do pecado equilibrando uma boa alimentação à exposição correta ao sol. Foto: Divulgação

O verão está com tudo e nessa época do ano muitas pessoas – principalmente as mulheres – passam horas no sol em busca de um bronze perfeito. O sol, na verdade, faz bem à saúde, desde que sua exposição seja moderada e com os devidos cuidados. Cerca de 30 minutos de exposição diária é suficiente para trazer benefícios, sempre nos horários recomendados: antes das 10h e após às 15h.

Mas para quem quer ter e manter um bronze natural e bonito, apenas a exposição ao sol não baste. Segundo a nutricionista Vivian C. Cleto Lobos, do programa de educação nutricional Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, o sol favorece a absorção de vitamina D, que absorve o cálcio (importante na formação e fortalecimento de ossos) que ingerimos através das refeições.

“Para manter um bronzeado, minha dica é ter uma boa alimentação, sempre balanceada e bastante colorida. Os alimentos ricos em betacaroteno – precursor da vitamina A – auxiliam na produção de melanina, um pigmento responsável pela cor da pele que ajuda a manter o bronzeado perfeito”, explica a nutricionista da Risa. Vivian disse ainda que o licopeno, assim como o betacaroteno, também auxilia na proteção da pele, pois é um antioxidante que protege os danos celulares que a radiação solar provoca, prevenindo o envelhecimento da pele exposta ao sol.

“Para ter um resultado natural e saudável, estes alimentos que favorecem o bronzeado devem ser consumidos em média 30 dias antes da exposição solar, com frequência diária para que possam fazer efeito”, acrescenta a nutricionista. Entre algumas das opções para incluir nas refeições diária, estão os vegetais verde escuros (espinafre, repolho, brócolis, agrião) e as frutas, legumes e verduras alaranjadas e avermelhadas (cenoura, abóbora, manga, mamão, tomate, melancia, morango, goiaba e pitanga).

Outra dica importante à manutenção do bronzeado é o consumo de ômega para auxiliar na absorção do betacaroteno. A substância pode ser encontrada na linhaça, peixes, soja, quinoa e nozes. “Além desses alimentos, uma boa hidratação também é uma aliada contra o envelhecimento da pele e proteção da radiação ultravioleta. A água, além de evitar a desidratação, mantem os nutrientes ativos nas reações metabólicas, garantindo o bronzeamento perfeito. A média indicada de consumo diário é de dois litros de água por dia, incluindo água de coco e sucos”, finaliza Vivian.

Confira abaixo um cardápio e duas receitas fáceis de fazer que auxiliam no bronzeamento:

- Café da manhã: 2 fatias de pão integral com 1 ponta de faca de margarina e 1 fatia de queijo branco. 1 copo de suco bronzeador.
- Lanche da manhã: Salada de frutas (mamão, laranja, goiaba, melancia e banana).
- Almoço: arroz integral; feijão; peixe grelhado; 1 fatia de melancia; Salada de brócolis com beterraba ralada e tomate.
- Lanche da tarde: 1 copo de iogurte light e 5 morangos
- Jantar: Salada de agrião, couve e cenoura cozida, acompanhadas de peito de peru, pedaços de manga e castanhas.

Receitas
- Suco bronzeador
Ingredientes: 1 copo pequeno de suco de laranja, 1/2 beterraba crua e 1 cenoura média
Modo de preparo: Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja.
- Água aromatizada
Ingredientes: Água 400 ml, Hortelã – 1 ramo macerado, Gengibre – 2 fatias maceradas, Limão – suco de 1 limão
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e adicione bastante gelo dentro. Beber ao longo do dia.

 

 

Fonte: RAC

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