Dieta com vinagre ajuda a perder até dois quilos em um mês

Com pouquíssimas calorias, ele ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, reduz o apetite e ainda emagrece

Muito usado para temperar saladas, o vinagre também é um ótimo aliado no emagrecimento. Com pouquíssimas calorias, ele ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e reduz o apetite. Foto: Divulgação
Muito usado para temperar saladas, o vinagre também é um ótimo aliado no emagrecimento. Com pouquíssimas calorias, ele ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e reduz o apetite. Foto: Divulgação

Indispensável na cozinha para dar um toque especial às saladas, o vinagre tem mais benefícios do que se imagina. Com pouquíssimas calorias, ele ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, reduz o apetite e ainda emagrece. Tanto é que um estudo feito na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, apontou que os participantes que consumiram o ingrediente diariamente perderam cerca de dois quilos em apenas um mês.

No levantamento, publicado na revista Diabetes Care, as pessoas que tomaram duas colheres (de sopa) de vinagre de maçã diluído em água, antes do almoço e do jantar, não tiveram os picos de insulina que estimulam o apetite logo após uma refeição rica em carboidratos.

Segundo Tamara Mazaracki, nutróloga membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), o que contribui para a perda de peso é o ácido acético, presente em todos os tipos de vinagre. “Ele inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos e atua como um bloqueador natural da absorção de amidos e do açúcar. Quando bloqueadas, essas enzimas fazem com que os carboidratos passem direto pelo trato digestivo e se comportem como fibras insolúveis, que não podem ser digeridas. Dessa forma, são eliminadas muitas calorias,” explica.

Além disso, o ácido acético potencializa a prática de exercícios físicos ao converter a glicose em glicogênio, que é armazenado pelos músculos e fígado como fonte de energia para as atividades. “Ele é usado de forma rápida pelo corpo e não se transforma em gordura. Quanto mais glicogênio, mais eficientes se tornam os nossos músculos.”

Por essas razões, vale a pena diluir uma colher (de sopa) de vinagre em um copo de água e tomá-lo dez minutos antes das refeições, além de colocar algumas gotinhas em sucos. “Dessa forma, o gosto fica totalmente escondido e a pessoa se beneficia de todas as propriedades do ingrediente, sem nenhum sofrimento”, indica a especialista.

Quem deseja conferir na prática os benefícios do vinagre e, de quebra, perder alguns quilinhos extras pode adotar a sugestão de dieta elaborada pela nutróloga Tamara. “Apesar de a receita ser eficiente, vale ressaltar que a perda de peso depende de inúmeros fatores, como idade, taxa metabólica, prática de atividade física, existência de alguma doença, tipo de dieta ou alimentação feita no período, entre outros”.

Cardápio para um dia (1200 calorias)

Café
1 copo de suco de laranja com 1 folha de couve, ½ cenoura ou 1 rodela de beterraba, batido com 1 colher (de sopa) de linhaça ou chia.
1 ovo cozido ou 2 fatias de peito de peru.
1 torrada integral ou 1 tapioca pequena.

Lanche
10 amêndoas ou 10 castanhas de caju.
1 xícara de café com leite ou 1 xícara de chá verde.

Almoço
1 copo de água com 1 colher (de sopa) de vinagre (10 minutos antes da refeição).
1 prato de sobremesa de salada de alface ou chicória, palmito, tomate e abacate, temperada com sal, vinagre e azeite.
1 filé de linguado cozido em molho de tomate ou 1 bife de alcatra grelhado.
3 colheres (de sopa) de arroz integral ou de quinoa.

Lanche
1 iogurte natural com 1 colher (de sopa) de uva-passa ou 1 copo de mate sem açúcar, batido com três damascos secos e 1 colher (de chá) de chia.

Jantar
1 copo de água com 1 colher (de sopa) de vinagre (10 minutos antes da refeição).
1 prato fundo de sopa de carne (músculo magro), com cebola, tomate, mandioquinha, agrião e cheiro-verde ou 1 filé de frango grelhado.
Salada de folhas verdes à vontade, temperada com sal, vinagre balsâmico e azeite.
2 colheres (de sopa) de feijão fradinho ou grão de bico.
2 colheres (de sopa) de legume cozido no vapor (couve-flor ou brócolis ou abobrinha).

Ceia
1 xícara de abacaxi em cubos com folhas de hortelã ou 1 copo de leite desnatado batido com seis morangos.

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade