Dieta vegetariana reduz pressão arterial e ajuda a emagrecer

Os participantes que mantiveram a dieta vegetariana tiveram pressão arterial inferiores aos de adeptos de carne e peixe

Cortar a carne pode diminuir taxa de mortalidade por doenças cardíacas. Foto: Getty Images
Cortar a carne pode diminuir taxa de mortalidade por doenças cardíacas. Foto: Getty Images

Seguir uma dieta vegetariana ajuda a manter a pressão arterial baixa e pode combater a hipertensão, segundo pesquisa feita no Japão. Além disso, excluir a carne do cardápio também ajuda a eliminar peso. As informações são do Daily Mail.

A pressão arterial é medida verificando duas leituras sistólicas: a pressão no interior das artérias – quando o coração está forçando o sangue através delas – e diastólica – quando o coração relaxa. Os pesquisadores analisaram sete testes clínicos e 32 estudos feitos entre 1900 e 2013. Na experiência, os participantes que mantiveram a dieta vegetariana tiveram pressão arterial sistólica quase 5 mmHg inferiores aos de adeptos de carne e peixe.

Para a pressão arterial diastólica, os vegetarianos mostraram diferenças de 2.2 mmHg até quase 5 mmHg a menos, em comparação com comedores de carne. A redução poderia impactar em 7% da mortalidade de todas as doenças, 9% por doenças coronárias e 14% das mortes por acidente vascular.

O Conselho Oficial do Departamento de Saúde, em 2010, disse que cortar a carne vermelha da dieta pode reduzir o risco de câncer de intestino. Um estudo britânico feito com 45 mil pessoas no ano passado descobriu que vegetarianos eram um terço menos propensos a necessitar de tratamento hospitalar por doença cardíaca ou morrer dela. Estima-se que 5% dos britânicos sigam a dieta.

 

Fonte: Terra

Compartilhar: