“Dimenor” pode tudo

O assunto não é novidade, mas sua repetição é quase obrigatória, diante de tantos fatos lamentáveis envolvendo menores de idade…

O assunto não é novidade, mas sua repetição é quase obrigatória, diante de tantos fatos lamentáveis envolvendo menores de idade e o mundo do crime no Rio Grande do Norte. Agora, surge a notícia de uma garota, com apenas 15 anos, que confessou o assassinato de um policial militar, um pai de família, trabalhador e defensor da segurança pública do Estado.

Para o delegado, a menina não teve muita dificuldade em relembrar o homicídio, cometido no mesmo dia em que participou de uma dúzia de assaltos pelas mais diversas ruas de Natal. Uma adolescente com mentalidade criminosa, capacitada para liderar uma pequena quadrilha e com a frieza digna de um matador de aluguel, sabedor da impunidade a que terá direito.

Não é de hoje que este espaço aborda a “ditadura” dos “dimenor”, garotos com menos de 18 anos que usufruem da pior maneira possível do direito que possuem de fazer tudo o que quiser, sem medo da Justiça ou do sistema socioeducativo, hoje praticamente falido no território potiguar. Esta menina-assassina, por exemplo, foi dormir em casa, após admitir todos os crimes.

Enquanto o país não der um basta nessa cultura de permitir aos menores de idade o direito a fazer tudo o que quiserem, sem medo da mão do poder Judiciário, o Brasil sofrerá com o crescimento da violência e, pior, com o envolvimento de seus filhos cada vez mais jovens neste mundo quase sempre sem volta.

A redução da idade penal é, sim, uma medida que pode ser eficaz, mas sem aumentar o controle da segurança, investimentos no setor de inteligência e até mesmo na educação, quase nada terá diferença. É fundamental dar o primeiro passo. O inadmissível é ficarmos todos de braços cruzados, enquanto os “dimenor” acham que podem fazer tudo.

PASSADO SE REPETE

A reabertura de uma cratera na Avenida João Medeiros Filho, zona Norte de Natal, é simbólica, e se junta as inúmeras reconstruções dos calçadões de Ponta Negra e da Praia do Meio. Obras feitas durante a gestão de Carlos Eduardo Alves e que, a cada nova chuva forte, eram levadas pela força das águas.

FOCO NO MANDATO

A vereadora Eleika Bezerra disse não ter qualquer projeto político para as eleições deste ano, e que pretende concluir seu mandato na Câmara Municipal de Natal, sempre priorizando o debate em torno da educação pública. A parlamentar estava sendo especulada como provável opção na disputa pelo governo do Estado pelo PSDC. Em entrevista ao programa Pensando Bem, da TV Câmara, ainda afirmou a situação não anda nada bem em relação ao sistema de ensino.

SOBRE O BLOCÃO

O pré-candidato a deputado estadual e ex-vereador Luiz Carlos, disse que Fernando Mineiro está sendo “incoerente” quando critica a coligação que está sendo formada com a participação de vários partidos, comandada pelo PMDB. O ex-parlamentar lembra que o PT já participou de alianças com essas mesmas legendas e até integrou a administração de Wilma de Faria.

AUTORIDADE

Segundo Luiz Carlos, o PT não tem autoridade para reclamar das novas alianças em formação. “A coligação só é boa quando o partido deles está incluído?”, questionou o ex-vereador. Em tempo: é bom lembrar que os próprios petistas chegaram perto de compor a grande união proposta por Henrique, quando Fátima Bezerra comunicou a cúpula nacional da legenda que a união com o PMDB estaria fechada.

REIVINDICAÇÃO

O Sinai, Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do Estado, tem reunião marcada para amanhã, às 10 horas, com o secretário de Administração do RN, Alber da Nóbrega. Os servidores ainda lutam por reivindicações conquistas e não implementadas até hoje pelo governo potiguar. Será que tem novidades dessa vez? É esperar.

PARQUE DA CIDADE

Enquanto as obras do viaduto seguem sem previsão, o Parque da Cidade, inaugurado três vezes por Carlos Eduardo, tem sua reinauguração prevista para este mês de abril. Pelo menos, era essa a última promessa. Por enquanto, não apareceu ninguém da Prefeitura para confirmar. Para a população, resta esperar que finalmente o equipamento seja entregue para benefício da sociedade.

DESFALQUE

O prefeito Carlos Eduardo Alves não contará com o seu líder, Júlio Protásio, durante a votação da reforma administrativa na Câmara Municipal. Explica-se: o parlamentar precisará se afastar das suas funções pelo período de 15 a 20 dias para se submeter a uma pequena cirurgia de vesícula. Com isso, a condução do processo ficará sob a responsabilidade do presidente da Casa, Albert Dickson.

DOAÇÃO

O Priorado dos Sentinelas da Santa Cruz de Cristo, grupo católico de jovens voltados à oração e à intercessão espiritual apoiado, em Natal pela Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, convida a todos os interessados a participar da obra do amor maior na data de 05 de abril, das 8h às 16h, no Hemonorte.

GIRA MUNDO

O portal Uol colocou a notícia como manchete hoje pela manhã. Os estudantes brasileiros ficaram em 38° lugar entre jovens 44 países em um teste de solução de problemas matemáticos feito pela OCDE (Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico) e divulgado nesta terça-feira (1°). Enquanto os alunos de países da OCDE tiveram média de 500 pontos na avaliação, os jovens brasileiros atingiram em média apenas 428 pontos. O relatório mostra ainda que 47,3% dos brasileiros tiveram baixa performance e só 1,8% conseguiu solucionar problemas de matemática complexos.

Compartilhar:
    Publicidade