É assim que funciona a “esquerda caviar”

Por Joaquim Pinheiro   A coluna cede espaço hoje para o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, de Minas Gerais.…

Por Joaquim Pinheiro

 

A coluna cede espaço hoje para o desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, de Minas Gerais.

Quando eu era juiz da infância e juventude em Montes Claros, norte de Minas Gerais, em 1993, não havia instituição adequada para acolher menores infratores. Havia uma quadrilha de três adolescentes praticando reiterados assaltos. A polícia prendia, eu tinha de soltá-los. Depois da enésima reincidência, valendo-me de um precedente do Superior Tribunal de Justiça, determinei o recolhimento dos “pequenos” assaltantes à cadeia pública, em cela separada dos presos maiores.

Recebi a visita de uma comitiva de defensores dos direitos humanos (por coincidência, três militantes). Exigiam que eu liberasse os menores. Neguei. Ameaçaram denunciar-me à imprensa nacional, à corregedoria de justiça e até à ONU. Eu retruquei para não irem tão longe, tinha solução. Chamei o escrivão e ordenei a lavratura de três termos de guarda: cada qual levaria um dos menores preso para casa, com toda a responsabilidade delegada pelo juiz.

Pernas para que te quero! Mal se despediram e saíram correndo do fórum. Não me denunciaram a entidade alguma, não ficaram com os menores, não me “honraram” mais com suas visitas e … os menores ficaram presos.

É assim que funciona a “esquerda caviar”.

>>>

“Tenho uma sugestão ao professor Paulo Sérgio Pinheiro, ao jornalista Janio de Freitas, à ministra Maria do Rosário e a outros tantos admiráveis defensores dos direitos humanos no Brasil. Criemos o programa social “Adote

um Preso”. Cada cidadão aderente levaria para casa um preso carente de direitos humanos. Os benfeitores ficariam de bem com suas consciências e ajudariam, filantropicamente, a solucionar o problema carcerário do país.

Sem desconto no Imposto de Renda.

“ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA, desembargador (Belo Horizonte, MG)”.

Anúncio dia 28

Nos meios políticos é tido como certo o anúncio da chapa formada por Henrique Eduardo (PMDB/governador), João Maia (PR/vice-governador) e Wilma de Faria (PSB/senadora). Data: 28 deste mês. Correligionários e aliados estão recebendo convites para o evento que certamente será um dos mais concorridos dos últimos anos por ter como protagonistas grandes lideranças de três importantes partidos do Estado – PMDB, PSB e PR.

Seminário do PSD

O PSD realizará Seminário Internacional sobre política e economia da América Latina nos próximos dias 17 e 18 em São Paulo. Na oportunidade serão abordadas as dificuldades políticas da Venezuela, problemas da economia Argentina e perspectivas das reformas que estão sendo implantadas no México. Palestras do ministro da Micro Empresa, Domingos Afif, presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ex-ministro espanhol, José Maria Aznar e do ex-presidente do Uruguai, Luiz Alberto Lacalle.

Grito na água

O V Grito da Pesca e Aquicultura acontecerá no Rio Grande do Norte no próximo dia 22 no distrito de Barra de Cunhaú em Canguaretama. O evento, que está sendo organizado pelo presidente da Confederação Nacional de Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln, contará com as presenças do ministro Garibaldi Filho (Previdência Social), Manoel Dias (Trabalho), ex-ministro Marcelo Crivela, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, Benedito Lira, e representantes do setor pesqueiro de cada região brasileira.

 

- A 5a frente de trabalho que dará celeridade as obras emergenciais da adutora de engate rápido de Pau dos Ferros deve iniciar na próxima segunda-feira, permitindo assim, a regularização do abastecimento d’água no município e circunvizinhanças. Recentemente, a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Rêgo, visitaram a obra e ficaram satisfeitos com a dinâmica dos trabalhos.

-  A adutora é uma derivação do sistema Oeste na parte que tem captação na Barragem de Santa Cruz em Apodi.

- A informação vem de Mossoró: Fafá Rosado, ex-prefeita do município, será candidata à deputada estadual ocupando o espaço de Leonardo Nogueira (seu esposo) na Assembleia Legislativa. Fafá é filiada ao PMDB e foi para o partido à convite do deputado e pré-candidato a governador, Henrique Eduardo Alves.

- Projeto de autoria do vereador Chagas Catarino sugere que a Prefeitura de Natal divulgue todas suas leis para conhecimento da população através de cartilhas e redes sociais. Recebeu apoio com apartes de vereadores de vários partidos com representatividade na Casa.

- O vereador Luiz Almir (PV) e a vereadora Eleika Bezerra (PSDC) uniram-se na defesa da construção da terceira ponte no Rio Potengi. Entendem que daqui a pouco tempo as duas existentes (Igapó e Redinha) não atenderão mais as necessidades devido o aumento do trânsito para a Zona Norte.

-Integrantes do segmento médico defendem o nome do vereador Franklin Capistrano para suplente de Wilma de Faria, pré-candidata à senadora na chapa formada por PMDB e PR.

- O poeta, cordelista e repentista, Pedro Bandeira, um dos mais laureados do universo do repente foi empossado na Academia Brasileira de Literatura de Cordel no Rio de Janeiro – cadeira 35. O vereador e poeta, Aquino Neto e o cordelista e poeta Crispiniano Neto, prestigiaram o evento que aconteceu no auditório da Federação das Academias de Letras do Brasil. Após o término do evento, o poeta Pedro Bandeira foi entrevistado pela imprensa local – TV Brasil e Rádio MEC.

- Brevemente será lançado um livro de autoria do vereador Aquino Neto contando toda a trajetória do poeta Pedro Bandeira, intitulado “Pedro, Bandeira da Poesia”. O lançamento ocorrerá em Natal, João Pessoa, Recife, Terezina, Rio de Janeiro, São Paulo e Juazeiro, onde reside o poeta.

- O deputado Paulinho da Força Sindical estará em Natal na próxima segunda-feira para se encontrar com os correligionários do Solidariedade, que tem o deputado Kelps Lima e a vereadora Eudiane Macedo na Câmara Municipal de Natal.

- Para refletir: “O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém”. (Dalai Lama)

Compartilhar: