Economia brasileira vai pior que países europeus em crise

Em valores correntes, o PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2013 chegou a R$ 1,21 trilhão

A grande maioria dos países analisados apresentaram avanço, com exceção de França e Itália, ambos com retração de 0,1%, além do Brasil (-0,5%). Foto: Divulgação
A grande maioria dos países analisados apresentaram avanço, com exceção de França e Itália, ambos com retração de 0,1%, além do Brasil (-0,5%). Foto: Divulgação

A queda de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre deste ano é o pior resultado entre as grandes economias que já divulgaram os resultados para o mesmo período, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Entre 13 países analisados, incluindo Espanha e Itália, que ainda não se recuperaram da crise global de 2009, o Brasil teve a maior retração econômica em relação ao segundo trimestre deste ano. De acordo com o instituto, o melhor resultado foi obtido pela Coreia do Sul, que avançou 1,1% no período, seguida por México e Reino Unido, ambos com 0,8% de crescimento.

A grande maioria dos países analisados apresentaram avanço, com exceção de França e Itália, ambos com retração de 0,1%, além do Brasil (-0,5%).

Brasil

Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2013 chegou a R$ 1,21 trilhão. O resultado é uma forte desaceleração em relação ao segundo trimestre, que apresentou crescimento de 1,8%, enquanto no primeiro trimestre do ano o valor produzido no Brasil ficou estável. A queda de 0,5% é a pior desde o primeiro trimestre de 2009, quando houve recuo de 1,6%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia comentado na véspera que o PIB teria “uma parada” no terceiro trimestre, para voltar a crescer nos últimos três meses do ano. Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) apontam um crescimento de 2,5% neste ano, segundo pesquisa divulgada na última segunda-feira. Para 2014, a aposta é de que haverá uma desaceleração para 2,11%.

 

Fonte: Terra

Compartilhar: