“Ela já conseguiu mexer e sustentar ombros”, diz médico de Lais Souza

Lais, 25, sofreu um acidente na última segunda-feira, quando andava em uma pista de esqui em Salt Lake City. Ela teve um problema na terceira vértebra, que se deslocou do restante da coluna cervical

Ex-ginasta sofreu um acidente ao esquiar. Foto:Divulgação
Ex-ginasta sofreu um acidente ao esquiar. Foto:Divulgação

O hospital em que a atleta brasileira Lais Souza está internada, em Salt Lake City (Estados Unidos), divulgou nesta quarta-feira um novo boletim sobre o estado de saúde da esquiadora. De acordo com o texto, ela teve evolução e já conseguiu mexer e sustentar os ombros.

“Lais deverá ser submetida a uma traqueostomia e gastrostomia entre hoje [quarta-feira] e amanhã [quinta-feira]. Esses procedimentos são simples e representam os passos iniciais em seu processo de recuperação. Ela apresentou um pequeno progresso do quadro neurológico e conseguiu mexer e sustentar os ombros, o que não acontecia ontem [terça-feira]. Reiteramos que a atleta ainda se encontra na fase aguda do trauma e qualquer prognóstico definitivo necessita de tempo”, disse o médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Antonio Marttos Júnior.

Apesar da evolução, a equipe médica disse que Lais ainda não tem movimento nos membros. A atleta está acordada e deve receber na próxima quinta-feira a companhia da mãe, Odete Vieira da Silva Souza, que viajou aos Estados Unidos acompanhada da fisioterapeuta Denise Lessio.

“Lais está tendo um atendimento médico excelente pela equipe da Universidade de Utah e continua na Unidade de Terapia Intensiva Neurológica, recebendo todos os cuidados dispensados a uma paciente com este tipo de lesão. Ela está estável, com todos os parâmetros clínicos sob controle, e passou muito bem a noite. Lais esta acordada, interagindo com todos ao seu redor e mentalmente muito forte para enfrentar a longa recuperação que terá pela frente. Ela ficou muito contente ao saber que sua mãe chegará amanhã [quinta-feira] e está sabendo das manifestações de carinho da família, dos amigos e de todos os brasileiros”, relatou Marttos Júnior.

Lais, 25, sofreu um acidente na última segunda-feira, quando andava em uma pista de esqui em Salt Lake City. Ela teve um problema na terceira vértebra, que se deslocou do restante da coluna cervical.

De acordo com o primeiro boletim médico, divulgado nas primeiras horas desta quarta-feira, ela respirava por aparelhos e não conseguia mexer braços ou pernas. Às 13h, a também esquiadora Josi Santos, que acompanha Lais no hospital, chegou a afirmar que ela tinha movido um dos braços.

“Deus do Céu. Ela mexeu o braço, Jesus, te amo mais do que tudo. Gente, tá forte essa corrente. Muito feliz, muito feliz. Continuem amigos, continuem”, escreveu Josi na rede social Facebook.

Antonio Marttos Júnior disse, no início da tarde, que o estado da esquiadora é gravíssimo: “As vértebras se luxaram e a medula foi comprimida. O tratamento para isso foi, cirurgicamente, colocar a vértebra no local. Ela está na terapia intensiva, sob cuidados médicos”, relatou o médico do COB ao “Sportv”.

Fonte:Uol

Compartilhar:
    Publicidade