Eleição e temas morais

Janguiê Diniz Mestre e Doutor em Direito – Reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau Quais os temas que os…

Janguiê Diniz

Mestre e Doutor em Direito – Reitor do Centro Universitário Maurício de Nassau

Quais os temas que os presidenciáveis devem debater nesta eleição? Esta pergunta veio à tona após o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, candidato à presidência da República, declarar que é contra o aborto e a redução da idade penal. Lemos, em variados meios de comunicação, que as opiniões de Eduardo Campos ganharam espaço na mídia em razão da ausência de propostas por parte dos competidores na disputa presidencial.

Homens públicos precisam ser transparentes. Homens públicos precisam se posicionar. O ex-governador Eduardo Campos foi transparente e se posicionou, sem titubear, diante de dois temas considerados polêmicos e, por vezes, evitados em debates eleitorais. É possível que Eduardo tenha respondido com base em pesquisas de opinião pública. Entretanto, observamos que as respostas do presidenciável foram instintivas. Portanto, sinceras.

Eduardo Campos pode, obviamente, ter perdido eleitores nas classes A e B, já que é possível que neste universo eleitoral existam eleitores favoráveis ao aborto por motivos diversos. Por outro lado, ele pode ter conquistado admiradores tanto nestas quanto em outras classes, tudo em razão do seu posicionamento firme e transparente.

Quanto ao tema redução da idade penal, variados institutos de pesquisas já mostraram que grande parte do eleitorado brasileiro é favorável à redução. Neste caso, a hipótese que surge é que o presidenciável do PSB também perdeu eleitores em razão da resposta ofertada. Entretanto, voltamos a afirmar: Eduardo Campos pode ter conquistado eleitores em razão do seu firme posicionamento.

Candidatos à presidência da República precisam responder à perguntas inconvenientes durante a campanha eleitoral. Temas polêmicos e que dividem a opinião da população estarão sempre em debate. A principal diferença é que, se a indagação for feita num momento em que o candidato está em franco crescimento, qualquer resposta que gere polêmica poderá impedi-lo de crescer.

Baseado nesta teoria, consideramos, portanto, que ao se posicionar sobre a redução da idade penal e o aborto antes dos grandes debates eleitorais que devem surgir até a data das eleições, Eduardo Campos se livrou de futuras polêmicas e suas respostas não serão mais surpreendentes, caso os temas sejam abordados pela mídia.

A presença de temas morais na disputa eleitoral não é novidade, no entanto, esse temas caracterizam-se como uma armadilha. E não como ausência de propostas. Qualquer candidato sábio tende a provocar o outro competidor através de indagações que requeiram respostas polêmicas. Nestes casos, o indagado precisa ser ainda mais sábio para ofertar a melhor resposta. E qual é a melhor resposta? A sinceridade. Ela irá permitir a conquista de eleitores.

REFORÇO

O prefeito Carlos Eduardo Alves resolveu exonerar Elias Nunes do cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal, a Arsban. Em seu lugar, já foi nomeado o ex-deputado estadual Cláudio Porpino. Wilmista histórico, o ex-parlamentar fortalece de forma considerável o time da Prefeitura, a quem colocará sua capacidade de trabalho e de articulação. O curioso, é que Cláudio também foi secretário da gestão Micarla de Sousa, quando assumiu a Secretaria de Serviços Urbanos.

AGENDA POSITIVA

Por falar no prefeito, após seu retorno a Natal depois de uma viagem a Europa, o gestor cumpriu uma série de compromissos públicos, incluindo visitas aos principais projetos do município em andamento. Na segunda, vai as obras de mobilidade urbana.

IMAGINE NA COPA

A Prefeitura publicou edital de chamamento para as empresas patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo e todas as demais interessadas em firmar parcerias de publicidade com os eventos que serão realizados por Natal, durante o FIFA Fan Fest. Quem desejar, deve enviar as suas propostas para a sede da Secretaria de Planejamento até 16 de maio. A escolha das melhores propostas ficará sob a responsabilidade da Fundação Capitania das Artes.

ATRASOS

Quem passa por perto das obras nas vias de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo duvida, e até aposta, como o projeto não ficará pronto na data prevista para inauguração, no próximo dia 22 de maio. Neste sábado, a Tribuna do Norte informou que nenhum poste de iluminação, de 290 previstos, ainda foi instalado no local. Corrida contra o tempo.

INTERDIÇÕES

Ponto para a Prefeitura o fato de ter conseguido liberar as avenidas Rio Branco e Deodoro da Fonseca, que passam por baixo do Viaduto do Baldo. Apesar de curto, o período em que as vias ficaram interditadas foram ainda mais caóticos. A população espera, agora, que os administradores da cidade busquem realizar as obras no próprio Viaduto, fechado para trânsito há quase dois anos. Vergonha.

NOVIDADE

Já começam a chegar em Natal as primeiras bicicletas elétricas, abastecidas a energia. Quem desejar conhecer o equipamento, o Natal Shopping disponibiliza para uma espécie de “test drive”. O equipamento também faz parte de uma promoção do estabelecimento, que sorteará 11 bicicletas neste mês das mães. Opção de economia e de praticidade.

LUTO

Lamentável a notícia do assassinato do italiano Enzo Albanese, diretor do time de rugby do Alecrim. Mais uma vítima da violência em uma terra onde a lei é determinada por quem tem uma arma na mão. O crime ocorreu em frente a residência da vítima, no bairro de Capim Macio, por volta das 20 horas desta sexta-feira (02). Os criminosos, claro, fugiram sem muitas dificuldades em um veículo.

DOAÇÃO

Para conscientizar a população sobre a importância desse gesto que salva tantas vidas, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenação Estadual de Aleitamento Materno, promove de 12 a 19 de maio, em todo o estado, a Semana Estadual de Doação de Leite Humano. Para doar, é preciso entrar em contato com o Banco de Leite mais próximo de sua casa.

GIRA MUNDO

Quando a gente pensa que já viu de tudo, o brasileiro sempre inventa alguma novidade. Em São Paulo, no pequeno município de Monte Azul Paulista, um leão de 300 quilos foi roubado de uma Ong de proteção e recuperação de animais. A Polícia acredita que ele tenha sido dopado por dardos e arrastado até uma jaula em uma camionete. As suspeitas recaem sobre o ex-dono do animal, que mora no Paraná.Filmagens também mostrariam a ação de três homens e uma mulher. Coisas do Brasil

Compartilhar:
    Publicidade