Em defesa do atraso

O prefeito Carlos Eduardo Alves decidiu. O gestor é favorável a preservação do atraso e do prejuízo econômico para Natal.…

O prefeito Carlos Eduardo Alves decidiu. O gestor é favorável a preservação do atraso e do prejuízo econômico para Natal. O posicionamento do chefe do Executivo no sentido de manter de pé os escombros do antigo Hotel Reis Magos, foi um verdadeiro tiro no desenvolvimento da cidade.

Abandonado há cerca de 20 anos, sem jamais chamar a atenção dos ditos preservacionistas, a estrutura do edifício nunca foi referência arquitetônico, ainda mais se levarmos em consideração a importância história, esta sim, dos prédios da Ribeira. Mas, agora que finalmente o local parecia tomar um rumo, se decide por sua continuidade.

Por ser uma propriedade privada, os donos do lugar tinham um projeto, de certa forma, simples. O objetivo era demolir o que ainda resta do antigo hotel para construir um moderno centro comercial, capaz de atrair novos investimentos, particulares e públicos, para uma das regiões mais belas de Natal, mas tão carente deste tipo de atenção.

Com a postura adotada por Carlos Eduardo, agora oficialmente, é quase impossível que se chegue a um denominador comum em relação ao hotel, ainda mais se levarmos em conta que só restam mais três anos para sua nova administração chegar ao fim. Se decidir pela desapropriação do imóvel ou por seu tombamento, até se for reeleito o tempo será curto.

Natal aceitou em silêncio a derrubada do Machadão, este sim recheado de histórias, assistiu a queda de inúmeros imóveis cheios de importância nos seus bairros mais antigos, deixou entregue ao descaso pontos fundamentais para contar a história da segunda guerra mundial. Mas, os defensores do passado, só apareceram para manter as praias do Meio, do Forte e dos Artistas, condenadas ao atraso.

São em momentos como o que ocorreu ontem, de tomadas de decisões, que uma administração define seus rumos. No caso do prefeito Carlos Eduardo, optou-se pelo atraso em lugar do desenvolvimento, pelo passado em escombros em substituição ao futuro moderno, pela manutenção do abandono.

Agora, os bandidos, usuários de drogas e as mulheres que precisam vender o próprio corpo para sobreviver, um retrato desastroso e triste do que tem se transformado a Praia do Meio, poderão continuar utilizando livremente o que ainda resta do antigo hotel. Enfim, preservado.

REPERCUSSÃO

O jornalista da Rede Globo, André Trigueiro, especializado na cobertura de assuntos relativos ao meio ambiente, prepara uma reportagem especial sobre a geração de energia sustentável no Rio Grande do Norte. O Estado atingiu este mês a produção de 1 gigawatts este mês e passou a ser exportador energético para o restante do país. Entre as fontos da matéria, está o ex-secretário de Energia Renovável do RN, Jean Paul-Prates.

BOLSA FAMÍLIA NO RN

A governadora Rosalba Ciarlini decidiu nomear Jairo Bezerra Maia, representante da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social, para coordenar no âmbito do RN o programa Bolsa Família e o Cadastro Único. O setor é responsável pela integração das ações com o governo federal, responsável pelo projeto.

INTERFERÊNCIA

Apesar de divulgar a aliança com o PSD, o PT sabe, internamente, que ainda corre riscos de sofrer uma interferência da cúpula nacional, o que pode impedir os planos da legenda de disputar o Senado. Em 2012, quando Fernando Mineiro se candidatou a prefeito, se especulou bastante que até o último momento o diretório do partido em Brasília tentou fazer o petista desistir do pleito. No final, quase o deputado foi ao segundo turno.

DINHEIRO PÚBLICO

Ridícula, para dizer o mínimo, a defesa do governo federal pelas doações absurdas concedidas ao MST, o Movimento Sem Terra. O grupo recebeu da Caixa Econômica, do BNDES e até da Petrobras para financiar um encontro realizado em Brasília este mês. E, para piorar, ainda entraram em contronto com a polícia na oportunidade.

RESPOSTA

A Secretaria de Serviços Urbanos de Natal confirma que desfez a obra de paisagismo no canteiro da BR-101, em frente a Arena das Dunas. Segundo a pasta, por pedido da empreiteira responsável pelas obras de mobilidade urbana na área. “Infelizmente o comunicado só chegou à Semsur após a conclusão do trabalho no local, mas a grama e as plantas removidas foram reaproveitadas e utilizadas nos canteiros da Hermes da Fonseca, reduzindo o transtorno”.

GIGANTE

O Porto de Natal recebeu hoje a visita do maior navio de cruzeiro já ancorado no Rio Grande do Norte. O Seabourn Quest, com bandeira de Bahamas, trouxe dezenas de turistas, após passar pelo Rio de Janeiro. Da capital potiguar, o destino é os Estados Unidos.

PROJETO

A BSPAR Delphi realizou durante esta semana a primeira etapa do ano do Programa Cuidar. Nesta edição, cerca de 350 colaboradores serão conscientizados através de palestras educativas sobre os riscos e tratamentos de Doenças Sexualmente Transmissíveis. O programa é uma parceria com o SESI e é realizado nos canteiros de obras da BSPAR, na matriz e filial da empresa. Em edições passadas, o programa já abordou temas como tabagismo e meio ambiente.

NA JUSTIÇA

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região está implantando nas Varas da Justiça Estadual do Rio Grande do Norte quando estas atuarem em causas de competência federal um sistema eletrônico para expedição eletrônica de precatórios e Requisição de Pequeno Valor.

GIRA MUNDO

A notícia é da jornalista Keila Jimenez em sua coluna Outro Canal, na Folha de São Paulo de hoje. “Por onde anda a nova Globeleza? Há pelo menos duas semanas, a dançarina Nayara Justino, que ocupa atualmente o posto eternizado por Valéria Valenssa, quase não aparece nos intervalos da Globo. O sambista Arlindo Cruz, que está nas vinhetas de Carnaval da rede, parece ter mais destaque do que a mulata.Eleita pelo público em um concurso do ‘Fantástico’, no final de 2013, a dançarina Nayara tem sido alvo de muitas críticas nas redes sociais.”

Compartilhar:
    Publicidade