Empresa realiza testes com 5G, considerada o futuro da telefonia móvel

Tecnologia permitirá maior velocidades de internet em smartphones, tablets e até geladeiras e carros

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ericsson realizou testes com a quinta geração da telefonia móvel, conhecida como 5G, e atingiu uma velocidade de 5 Gbps. Para se ter uma ideia, o 4G consegue atingir velocidades de até 1 Gbps. Geralmente, a velocidade geral do 4G para fazer um download, por exemplo, varia entre 8 e 10 Mbps.

Segundo a fornecedora sueca de serviços e equipamentos de telecomunicações, as redes 5G vão permitir que o usuário tenha uma experiência melhor em internet móvel. A Ericsson também afirma que a nova tecnologia vai ajudar na evolução do conceito de “internet das coisas”, que prevê que tudo estará conectado à web, desde geladeiras a automóveis. Segundo um estudo da companhia, o tráfego de dados móveis terá um crescimento de dez vezes entre 2013 e 2019, o que vai demandar mais velocidade e melhor desempenho das redes.

Os testes com 5G foram feitos no laboratório da empresa em Kista, na Suécia. Outras tecnologias estão em desenvolvimento para suportar o 5G, como antenas e estações radiobase.

O 5G ainda não foi padronizado, mas os players do mercado já estão se preparando para o avanço. A Ericsson prevê que a implantação comercial da tecnologia se dará em 2020. De acordo com estudos, a América do Norte, o Japão e a Coreia do Sul deverão ser os primeiros mercados a ter o 5G.

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade