Enfim, energia

Finalmente. Depois de quase dois anos totalmente parados, começam a funcionar esta semana parte dos parques de energia eólica já…

Finalmente. Depois de quase dois anos totalmente parados, começam a funcionar esta semana parte dos parques de energia eólica já instalados no Rio Grande do Norte. Com isso, o Estado deixa de importar e passa a ser exportador de fonte energética renovável.

Demorou muito mais do que o esperado. Nesse tempo, o governo federal acumulou um prejuízo imperdoável para um país tão necessitado de quase tudo. Principalmente pela repetição de apagões em todas as regiões do país nos últimos três anos.

Agora, o RN pode dar início a uma nova fase. A população ainda não sabe a importância dos parques eólicos para o desenvolvimento potiguar e também do país, tudo só será percebido com o passar dos anos.

O momento é de aumentar as cobranças em cima do poder público para que os demais parques também entrem em funcionamento de forma definitiva. Assim, o RN estará livre, de forma histórica, da dependência energética.

É sempre bom lembrar que ainda temos, à espera de um pouco mais de vontade política, a energia solar, fonte inesgotável em uma terra onde costuma fazer sol praticamente durante o ano inteiro.

Que os representantes do Estado descruzem os braços a partir de agora, passem a cobrar mais do governo federal investimentos que já deveriam ter chegado a esta região, para, no futuro, fazer do RN um polo exportador de energia fundamental para o país.

ALIADOS

Está hoje em toda a imprensa nacional. O deputado Henrique Alves, presidente da Câmara, articulou a união do seu PMDB a outros oito partidos para pressionar a presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Juntos, o grupo detém 55% dos votos da Casa. Uma ameaça até hoje inexistente para a tal “governabilidade” petista em Brasília.

BASTIDORES

Caso se confirme realmente a postura de Henrique de enfrentamento ao poder de Dilma, pode cair por terra a especulação em torno da tentativa do peemedebista de impor ao PT o apoio a sua possível candidatura ao governo do Estado nas eleições deste ano. Por enquanto, são muitos os comentários de que Henrique articula, a todo custo, convencer Fátima Bezerra a desistir da disputa pelo Senado.

GRAMA CARA

De um privilegiado observador da cena política natalense, a coluna ouviu um comentário interessante. “Se somarmos os gastos de todas as gestões de Wilma de Faria e de Carlos Eduardo na Prefeitura, com a plantação de gramas e de jardins nos canteiros da cidade, daria para financiar dezenas de obras de infraestrutura na cidade. Mas, a maquiagem é sempre a prioridade”. Faz sentido.

VIOLÊNCIA SEM LIMITE

Parece que não adianta mais nem cobrar. Enquanto a população vive em meio a uma situação de guerra nas ruas, com o perigo iminente de sofrer alguma violência a qualquer momento nas ruas da cidade. Mas, o governo do Estado continua com uma omissão absurda, silenciosa, como se tudo estivesse em perfeitas condições. Quem sofre é o povo.

ESPAÇO DO LEITOR

Leitor fiel da coluna telefonou para a redação deste JH insatisfeito com o tratamento recebido por uma conhecida seguradora de automóveis da cidade. Simplesmente a empresa não possui quase nenhuma peça de reposição para os veículos que necessitam do serviço. Assim, os clientes precisam esperar por meses para terem direito ao atendimento, pago de forma antecipada e bastante caro. Até quando?

OPORTUNIDADE

Segue até o próximo dia 7 de março as inscrições para o concurso de professor do Instituto Metrópole Digital, da UFRN. Estão abertas 14 vagas para docentes no ensino superior, básico técnico e tecnológico. Os interessados devem acessar www.sigrh.ufrn.br. A realização das provas está prevista para o período de 13 de abril a 10 de maio.

EMPREENDEDORISMO

Natal recebe neste final de semana um dos melhores eventos de empreendedorismo digital. Em sua primeira edição na capital potiguar, o Startup Weekend trás para a cidade grandes nomes do empreendedorismo do Brasil. O evento superou as expectativas e está com ingressos esgotados, conforme a organização. A abertura acontece hoje, às 18h e se estende até domingo, 23, na sede do Instituto Metrópole Digital, localizado na UFRN.

ENCONTRO

A governadora Rosalba Ciarlini recebeu esta semana, na Governadoria, a Diretoria Executiva da Companhia Potiguar de Gás (Potigás). A Chefe do Executivo foi apresentada ao novo Diretor Técnico e Comercial da distribuidora, Taismar Zanini, que foi acompanhado do Diretor Presidente, Isaltino Guedes.

GIRA MUNDO

Além de figuras de Hugo Chávez e Ivete Sangalo, o tradicional carnaval de bonecos gigantes de Olinda (PE) ganhará o primeiro personagem gay. Ele vai desfilar no novo bloco do Menino Rosado, que sai às ruas também pela primeira vez no domingo, 23. Embalado por um frevo que celebra a diversidade, o novo bloco quer reunir gays e heteros na mesma folia. O boneco Menino Rosado também estará no badalado encontro dos bonecos gigantes, um dos maiores eventos da cidade que acontece na terça-feira de Carnaval.

Compartilhar:
    Publicidade