Me engana que eu gosto

Merval Pereira Colunista d’O Globo A presidente Dilma Rousseff acaba de indicar vários técnicos para seu Ministério, passando uma imagem…

Merval Pereira

Colunista d’O Globo

A presidente Dilma Rousseff acaba de indicar vários técnicos para seu Ministério, passando uma imagem de que desistiu do toma lá dá cá que vinha caracterizando as negociações com os partidos da base aliada, especialmente o PMDB. Segundo os analistas chapas-brancas, ela teria colocado a parte podre do PMDB em seu devido lugar, dando-lhe o recado de que não aceitava mais esse jogo.

Perfeito para a propaganda que o marqueteiro João Santana prepara, vendendo a volta da faxineira ética. Só que é tudo de mentirinha, a reforma foi toda negociada com os partidos da base, cada qual com seu bocado do governo, só que desta vez nomeando técnicos.

No PMDB, a presidente Dilma trocou o deputado federal Eduardo Cunha, identificado pelo Palácio do Planalto como o comandante da banda podre do partido, pelo senador Renan Calheiros, que representaria “o PMDB da Dilma” e, por definição, não seria parte da podridão partidária. Vai ser difícil convencer que a presidente não trocou seis por meia dúzia.

A mais perfeita síntese da ética que comandou a mudança ministerial foi a troca do ministro da Pesca, essa peça imprescindível ao bom andamento do governo. Saiu Marcelo Crivella, para candidatar-se ao governo do Rio, e entrou no seu lugar o senador do PRB do Rio Eduardo Lopes, que vem a ser o suplente do próprio Crivela. Quer dizer, Crivella continua à frente do Ministério da Pesca.

E a crise com a bancada do PMDB da Câmara continua do mesmo tamanho. Dividir o PMDB do Senado e da Câmara pode dar certo, e Dilma ficar com os quatro minutos de tempo de televisão do PMDB. Mas as dissidências regionais continuam do mesmo tamanho.

Me engana que eu gosto.

LAMENTÁVEL

Os alagamentos registrados ontem em Natal são a repetição de velhos problemas. Os pontos tomados pela água da chuva são os mesmos há anos, mas o poder público, sempre lento demais, jamais fez nada para resolver a situação. O próprio prefeito Carlos Eduardo, durante sua gestão encerrada em 2008, recebeu duras críticas pela falta de investimento em infraestrutura, quando a cidade também ficou debaixo d’água na época.

IMAGINE NA COPA

O problema nada mais é do que o retrato da falta de planejamento das últimas administrações da capital potiguar, que historicamente sempre privilegiaram a famosa “maquiagem” no lugar de obras estruturantes. Agora, é preciso correr atrás para diminuir o prejuízo futuro. Que pode ser ainda maior se o caos se repetir durante a Copa.

ENCONTRO

A inauguração de uma UTI no Hospital Varela Santiago hoje pela manhã, conseguiu colocar, frente à frente, a governadora Rosalba Ciarlini e a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria. Apesar das duras críticas que ambas trocam publicamente nos últimos anos, se cumprimentaram de forma republicana diante dos presentes, sem trocar maiores palavras. É a luta.

ENTRADA NA MÃO

O Ministério Público Estadual enviou recomendação para o prefeito Carlos Eduardo Alves e para a governadora Rosalba Ciarlini, com o objetivo de evitar que as administrações do município e do Estado comprem ingressos dos jogos da Copa do Mundo com recursos públicos. Segundo os promotores, não há interesse da sociedade neste tipo de gasto. Mas, parece que a opinião do MP chegou tarde demais. Será?

INVESTIMENTO

A Capuche está realizando uma campanha de desconto que oferece apartamentos com até R$ 50 mil a menos do valor de mercado. O Banco do Brasil fechou uma parceria com a construtora para fortalecer ainda mais a promoção, válida por tempo limitado. O cliente interessado deve procurar a central de vendas no Praia Shopping – de sexta à sábado das 10h às 22h, e no domingo das 15h às 21h -, ou as imobiliárias parceiras da empresa.

DESENVOLVIMENTO

É hoje o lançamento do Distrito Industrial de Monte Alegre, projeto que deve atrair indústrias e gerar emprego e renda para a cidade. Segundo o prefeito Severino Rodrigues, o projeto também deve beneficiar toda a região próxima ao município, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento econômico.

NEGÓCIOS

A BSPAR Delphi fechou parceria com uma rede de supermercados localizada em Ponta Negra. Durante todos os finais de semana de março, os clientes do empreendimento serão convidados por uma equipe de corretores das imobiliárias Caio Fernandes e Segantini Imóveis, a conhecer o apartamento Royal Palms. O empreendimento, considerado o maior da região, fica localizado a menos de 500 metros do local e possui uma das vistas mais privilegiadas da região.

CULTURA

A programação do Dia Nacional da Poesia, celebrado hoje, foi transferida devido as chuvas para o Teatro de Cultura Popular, anexo à Fundação José Augusto, à rua. Jundiaí, Tirol. O evento conta com recitais poéticos, debates e shows, e está previsto para começar às 16 horas. Boa pedida.

GIRA MUNDO

A informação é do sempre bem informado Flávio Ricco em sua coluna Canal. Durante três dias, desde ontem, no World Trade Center, em São Paulo, o Grupo Bandeirantes realiza a sua convenção, com representantes das suas empresas em todo o Brasil, além de vários convidados. As duas maiores atrações serão as palestras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do treinador Tite, um dos técnicos com maior número de títulos no Brasil na última década.

Compartilhar: