Envelopamento de viaduto da BR 101 já começa na próxima semana

Trabalho no entorno do Arena está concentrado no túnel da Romualdo Galvão para cumprimento de prazo

65iu667i67ii6

Marcelo Lima

Repórter

A única parte do Complexo Viário de Natal (entorno da Arena das Dunas) que não será liberado para o tráfego antes do início da Copa do Mundo é o viaduto da BR 101. Para amenizar a imagem de que Natal deixou as obras para a última hora, a Prefeitura vai colocar imagens de pontos turísticos da cidade nos tapumes que isolarão o viaduto.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas de Natal, Tomaz Neto, o equipamento urbanístico estará com o concreto em fase de secagem (cura). Isso quer dizer que não haverá obras sobre ele, mas também não receberá tráfego de veículos. O processo de secagem leva em média 28 dias. “Vai ser concretado, escorado e isolado para as pessoas não subirem nele”, informou.

A previsão do chefe da pasta de Infraesturura e Obras Públicas é que essa fase final comece na próxima segunda-feira (26) e seja encerrada com o envelopamento até sexta-feira (30). “Será envelopado com propaganda da nossa cidade, de pontos turísticos. O serviço vai ser feito pela construtora mesmo”, disse. Segundo Tomaz Neto, a modalidade do contrato permite que se faça essa exigência, uma vez que é questão de segurança.

Ainda segundo o secretário, o viaduto da BR 101 começará a ser desmoldado (escoras retiradas) por volta de 30 de junho. “Depois vamos fazer o acabamento e sinalização e deve ser liberado para tráfego em 10 de julho”, acrescentou.

Primeira inauguração

O secretário também reafirmou o prazo de entrega de todos os elementos do Complexo Viário de Natal. O primeiro deles vai ser o túnel da Avenida Romualdo Galvão com a Avenida Lima e Silva. A inauguração oficial está programada para 10 horas da manhã do próximo domingo (25).

“Não vou correr o risco que o governo do Estado correu com a liberação da Prudente [prolongamento da Avenida Omar O'Grady]. Vai ter sinalização, iluminação por uma questão de segurança”, comparou Tomaz Neto. Nesses últimos momentos antes do prazo, o esforço está concentrado nessa primeira parte da obra.

 

Finalizados, mas

não liberados

O fim da parte pesada das obras permanece mantido para o dia 31 de maio. Mas a liberação para o tráfego só vai ocorrer depois da sinalização e acabamento de cada elemento do Complexo Viário de Natal já durante o mês de junho.

No dia 8 de junho está programada a liberação para o tráfego do viaduto estaiado da Prudente de Morais, túnel da Lima e Silva, túnel da Jerônimo Câmara e a passarela da Avenida Prudente de Morais. No dia 10 de junho, a passarela da Rua Morais Navarro também deverá estar pronta para uso.

Os túneis das Avenidas Capitão-Mor Gouveia e Raimundo Chaves, que passaram sob a Prudente de Morais, terão o tráfego liberado apenas um dia antes do primeiro jogo da Copa do Mundo em Natal, no dia 12 de junho.

Sobre a possibilidade de chuvas, fenômeno comum nessa época do ano no Nordeste, o secretário até evita o assunto. “Pelo amor de Deus nem fale em chuva que eu estou de bem com São Pedro. Minha reza está muito forte”, disse.

Compartilhar: