Escola entra no ritmo da Copa e alunos trocam fardamento pela camisa do Brasil

Por amor à pátria, mais de dois mil alunos, incluindo a turminha do ensino infantil, vestiram as cores do Brasil

Copa-no-Colegio-das-Neves--HD-(26)

Que o espírito da Copa do Mundo move todas as pessoas, isso todos já sabem. Mas deixar de lado a tradicional vestimenta escolar para aderir às cores do Brasil é novidade para alguns estudantes. Em Natal, o Colégio Nossa Senhora das Neves decidiu homenagear e incentivar a seleção brasileira de futebol, que estará em campo nesta terça-feira (8) contra a seleção da Alemanha. Para o jogo da semifinal, os mais de dois mil alunos foram convidados a trocar o uniforme do colégio pela camisa verde e amarela.

Em meio a um cenário com as cores das bandeiras do Brasil e de muita música, os alunos de todas as turmas aproveitaram o intervalo das aulas para interagir com os amigos e funcionários da escola. “Desde as 6h da manhã que estamos em ritmo de Copa do Mundo. A ordem é que todos trocassem a farda pela camisa do Brasil, incluindo alunos, professores e funcionários. Hoje o dia é do Brasil”, disse a diretora do colégio, Irmã Marli Araújo.

Segundo a gestora escolar, a proposta visa levantar o amor, o patriotismo e o sentimento cívico nos alunos. “A Copa do Mundo está sendo em nosso país e essa é uma oportunidade de trabalhar diversas atividades com os nossos estudantes. Apesar de eles estarem vendo essa temática através das disciplinas, o espírito esportivo é muito maior fora das salas de aula. A gente quer exaltar esses momentos alegres e de confraternização de todos”, explicou Irmã Marli.

Se a ideia de não usar a farda agrada aos funcionários, ela agrada ainda mais aos estudantes. Do Ensino Infantil ao Ensino Médio, todos os alunos passaram o dia cantarolando o Hino do Brasil e com as cores da bandeira no rosto. Ingrid Amorim de Sousa, de 9 anos, explica que a proposta da escola ajudou os alunos a saírem da rotina.

“Eu achei muito legal essa ideia. Ter que usar a mesma roupa todos os dias é até chato. Adoro a farda, mas a camisa do Brasil é mais bonita”, afirmou. Além de garantir sua torcida pela seleção brasileira, Ingrid arrisca um belo palpite para o placar do jogo. “Quero 3×1 para o Brasil com gols de Dante, David Luiz e Fred. É uma pena Neymar não jogar, mas sei que vamos ganhar. Seria bom Hulk fazer um gol também, mas toda vez que ele vai fazer o gol, ele perde”.

A iniciativa de movimentar os alunos do Colégio das Neves começou na última sexta-feira (4), quando o Brasil enfrentou a Colômbia, pelas quartas de finais da Copa do Mundo. Os alunos decidiram animar os dois intervalos como prévia para o jogo que aconteceria no final da tarde. Diante do bom resultado da seleção brasileira, os jovens decidiram repetir a ação.

Jogo do Brasil altera funcionamento do comércio

O comércio de Natal vai funcionar com horários diferenciados por causa do jogo do Brasil contra a Alemanha, pela semifinal da Copa do Mundo. De acordo com informações da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), a sugestão é de que as lojas de shoppings fechem uma hora antes do jogo e reabram uma hora após o final da partida.

Se o confronto tiver prorrogação e chegar às penalidades máximas, a recomendação é de que as lojas só voltem a abrir na quarta-feira (9), porém o funcionamento é estabelecido pela administração de cada shopping. Já o comércio de rua deve encerrar as atividades duas horas antes do início da partida, às 15h, permanecendo com as portas fechadas até o dia seguinte.

Os supermercados irão suspendem as atividades 30 minutos antes, às 16h30, voltando a operar normalmente 30 minutos após o jogo. O expediente dos bancos será finalizado às 12h30. Os órgãos públicos das administrações municipal e estadual também terão o expediente reduzido, até às 12h.

Compartilhar: