Escola Nossa Senhora da Apresentação será entregue à população da ZN

A obra foi iniciada em maio de 2012, com previsão de inauguração em maio de 2013

19458

O prefeito Carlos Eduardo e a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva, inauguram nesta quinta-feira (07), às 16 horas, a Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação. Localizado na Rua José Luís da Silva, s/n, quadra 22, loteamento Aliança, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte de Natal. A nova sede da Escola tem capacidade de atender 1.260 crianças, em três turnos. Construída no modelo padrão da Secretaria Municipal de Educação (SME), na obra foram investidos recursos de R$ 4 milhões oriundos do orçamento próprio da Prefeitura do Natal.

Atualmente a unidade de ensino possui 600 alunos matriculados, com turmas do 1º ao 5º ano, e recebe alunos na faixa etária de oito a 14 anos. Cerca de 150 alunos que integram o ‘Programa Mais Educação’ estudam na escola em tempo integral. As demais turmas funcionam em horário parcial, matutino e vespertino.

O quadro de funcionários da escola é formado por 30 professores, dois gestores, três coordenadores pedagógicos, cinco auxiliares de serviços gerais, sete vigias, cinco merendeiras e quatro assistentes de secretariado.

A estrutura física da nova Escola conta com secretaria com almoxarifado, banheiro adaptado e arquivo; sala da coordenação pedagógica; sala da direção e vice, com depósito e banheiro acessível; sala dos professores com dois banheiros, sendo um masculino e outro feminino; sala de informática; biblioteca; laboratório de ciências; uma sala de apoio pedagógico para alunos especiais e 12 salas de aula.

A nova sede possui também cozinha com despensa e área de serviço; recreio coberto com palco, banheiro amplo masculino e feminino com box sanitário adaptado, e um outro banheiro com sanitário adaptado para funcionários; depósito; quadra poliesportiva; 16 vagas de estacionamento externos; duas áreas para conveniências descobertas; uma guarita com apoio, banheiro e parque infantil.

De acordo com o diretor de engenharia e arquitetura da SME, Seledon Dias, a obra foi iniciada em maio de 2012, com previsão de inauguração em maio de 2013. “Quando o prefeito Carlos Eduardo assumiu, pouco havia sido construído. A obra foi retomada em fevereiro de 2013, e daí pra frente foi implementado um novo ritmo na construção. Para isso, fizemos aditivos de recursos e de prazo”, explicou.

A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, Maria da Conceição Sampaio Barros, afirma que é uma grande conquista a construção da nova escola. “Todos nós que fazemos parte da equipe escolar, nossos alunos e a comunidade, estamos extremamente felizes com a conclusão das obras e mudança para o novo prédio”.

Maria da Conceição explica que a unidade de ensino funciona desde 2002 em prédio alugado. E que ao final da primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo, os recursos para a construção do prédio estavam assegurados e garantidos, faltando apenas encontrar um terreno na comunidade para iniciar a construção. “Quando encontramos o terreno já na gestão passada, a mesma não deu continuidade ao projeto, afirmando não haver verba. Lutamos bastante, recebemos o apoio do Ministério Público, por meio da Promotora da Educação, Zenilde Alves, para a construção da escola. Passamos por muitos constrangimentos na gestão passada, pois os pagamentos do aluguel do imóvel não foram pagos por um tempo ou sempre atrasavam, com isso o dono do prédio fazia cobranças com carro de som na frente da escola”, desabafa a diretora.

Compartilhar:
    Publicidade