Escolas ajustam calendário escolar para a Copa do Mundo em Natal

Recesso de escolas públicas e privadas deve atingir todo o período da Copa

56u65u5u56u

Faltando menos de um mês para o início dos jogos da Copa do Mundo de 2014, os alunos das unidades de ensino particulares do Rio Grande do Norte se preparam para o recesso escolar, que deve abranger todo o período de realização do Mundial no país. E, para evitar que o ano letivo seja comprometido, as aulas devem se estender até meados de dezembro. Em Natal, muitas escolas já definiram o início e fim das férias do meio de ano, que devem começar até o dia 13 de junho, primeiro dia do Mundial.

Conforme a Lei Geral da Copa, as unidades de ensino devem ajustar os calendários escolares, no entanto, elas possuem autonomia para decidir os melhores dias para o início e término do recesso junino e a reposição das aulas sacrificadas, conforme um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Segundo a diretora da Escola de Educação Infantil Céu Azul, Gilma Pereira, a unidade deve permanecer em recesso escolar entre os dias 10 de junho e 14 de julho, durante todo o período da Copa. Já as aulas sacrificadas devem ser repostas no mês de dezembro. A proposta, apresentada e discutida com professores e pais e responsáveis de alunos, foi aceita por todos. “Decidimos prolongar o recesso do meio do ano, que normalmente dura duas semanas, para que nossos alunos possam acompanhar os jogos da Copa com mais tranquilidade e comodidade, junto com seus pais e familiares. E, em contrapartida, para que o ano letivo de 200 dias não seja prejudicado, vamos estender as aulas até o dia 20 de dezembro”, afirmou.

Para os estudantes, a proposta foi vantajosa e todos aguardam com ansiedade o início do mundial, que deve acontecer no próximo dia 12 de junho. A professora Josefa das Graças também aprovou a mudança e acredita que isso não irá atrapalhar o ano letivo. “Eles ficaram felizes e não reclamaram de ter que estudar até próximo aos festejos de Natal, por isso, acredito que dará tudo certo”, enfatizou.

No Centro de Educação Integrada (Cei) de Lagoa Nova, o recesso escolar deve começar no primeiro dia do mundial e, assim como as demais escolas, estenderá o ano letivo durante o mês de dezembro, para que seus alunos não sejam prejudicados. “As aulas retornam no dia 15 de julho”, explicou a assistente administrativa Gabriela Silva.

Compartilhar:
    Publicidade