Escolas públicas do Recife terão robótica no currículo neste ano letivo

O programa fará parte do ensino infantil e fundamental 1 e 2, com início já neste ano letivo de 2014

A Prefeitura do Recife vai anunciar nesta quinta (6) um programa que levará robótica para todas as escolas públicas do município. A metodologia utilizada será a da Lego Zoom, uma das mais utilizadas pelo mercado. O investimento será de R$ 26 milhões.

Chamada de “Rede de Aprendizagem – Robótica”, o programa vai introduzir robôs para estimular estudantes no ensino de disciplinas de exatas, como geometria, matemática e física. Segundo o representante da Lego Education, braço educativo da Lego, este será o maior projeto de robótica já implantado no Brasil.

O programa fará parte do ensino infantil e fundamental 1 e 2, com início já neste ano letivo de 2014. Ao todo 303 escolas receberão kits de desenvolvimento, totalizando 60.600 horas de aula. Escolas do Recife particulares já utilizam robótica em suas aulas. Entre os destaque estão o Colégio Apoio e o Santa Emília, instituições conhecidas pelos prêmios obtidos em competições internacionais com robôs.

“Há alguns meses estamos pensando em um projeto diferenciado para rede pública do Recife, depois de algumas discussões com o CETEC, resolvemos capacitar nossas crianças usando as ferramentas da Robótica”, disse o prefeito Geraldo Júlio em comunicado. “Colégios particulares já utilizam esse programa e a Prefeitura quer dar as mesmas oportunidades para crianças da rede pública”.

As crianças das séries finais trabalharão com o Kit LEGO® MINDSTORMS NXT, composto por peças LEGO®, bloco programável; sensores, motores, cabos, lâmpadas e diversos elementos estruturais como vigas, engrenagens, correias, conectores etc.

Já as séries iniciais irão utilizar os kits Mecanismos Simples e Motorizados, que também possuem os diversos elementos estruturais acima mencionados, entre outros e o Ciência e Tecnologia na Infância. Aos pequenos da Educação Infantil, será dado ensinamento com peças LEGO® Duplo e Pessoas do Mundo, que possibilitam inúmeras montagens e projetos.

RTHRGTUKUUYUR

 

Fonte: Bit Mundo

 

 

Compartilhar:
    Publicidade