Especialista dá dicas de segurança nas casas para o período do veraneio

Medidas simples podem ser adotadas nos imóveis da praia e da cidade

O veraneio é um dos períodos mais aguardados do ano, mas também a época que cresce a preocupação com a segurança. Famílias inteiras acabam fechando suas residências e fixando moradia em casas de praia, o que chama a atenção de bandidos.

De acordo com o empresário e especialista em segurança Ricardo Roland, medidas simples podem ser adotadas para evitar que as tão planejadas férias e o descanso no verão se tornem uma verdadeira dor de cabeça. “É importante deixar telefones de contato com os vizinhos e informar sobre a duração da viagem e distância. Também não se deve deixar luzes acesas e se houver animais de estimação na casa alguém deve tomar contar e colocar a comida na quantidade necessária, sem deixar grandes quantidades”, disse.

Roland também alerta que a segurança eletrônica é um grande aliado no combate a furtos e roubos em residências. “Há dispositivos que ligam na presença de movimentos e casa que possuem câmeras de segurança e cercas elétricas também inibem a ação dos bandidos”, reforçou.

Na praia, o cuidado também deve ser redobrado. Neste último domingo (29), a polícia registrou um arrastão numa casa de praia em Pirangi, no litoral sul, quando seis bandidos renderam uma família e convidados e levaram dinheiro, celulares e vários objetos pessoais das vítimas.
Roland explica que nestes casos é mais difícil evitar a ação criminosa.

“Como as pessoas que vão para as praias costumam receber, fica difícil, por exemplo, identificar e traçar um perfil dos bandidos. Não há hora para cometer um crime e se chegam dois ou três criminosos, um vizinho acaba não desconfiando”, disse.

O especialista orienta um maior cuidado na ingestão de bebida alcoólica e na segurança das casas. “Tem que evitar os excessos na bebida porque as pessoas acabam dormindo e deixam portas e janelas abertas. Também é importante não deixar objetos de valor expostos e veículos aglomerados em frente às casas. Mas reforço que como o fluxo é muito grande nas praias, não tem como traçar o perfil de suspeitos”.

Roland também alerta que a segurança eletrônica é um grande aliado no combate a furtos e roubos em residências. Foto: Divulgação
Roland também alerta que a segurança eletrônica é um grande aliado no combate a furtos e roubos em residências. Foto: Divulgação
Compartilhar: