Especialista revela os cuidados essenciais com a dentição infantil

A higiene bucal deve ser feita assim que o bebê nasça, antes mesmo de nascerem os dentes

Simone Norat Dentista Durval Paiva

Os dentes de leite têm muita importância, pois vão servir de guia para os futuros dentes permanentes,proporcionando uma harmonia da face, conferindo uma boa mastigação, deglutição e, consequentemente,uma boa digestão.

Dessa forma, torna-se essencial o serviço odontológico especializado em oncologia para prevenir, tratar e minimizar as alterações bucais decorrentes do tratamento oncológico, visando a melhora no tratamento e qualidade de vida dos pacientes.

Para falar sobre “Os Cuidados essenciais com a dentição infantil” vamos conversar com Simone Norat – dentista da Casa Durval Paiva.

1- Quando deve ser a primeira visita da criança ao dentista?

A primeira visita do bebê ao dentista deve ser assim que nasça o primeiro dentinho. O dentista iráexaminar toda a boca do bebê e aplicar o flúor. A mãe poderá tirar suas dúvidas e a mesma será orientadasobre a higiene da boca do seu filho, dieta (alimentação ideal), hábitos nocivos e a visita regular aodentista (6 em 6 meses). O serviço odontológico da Casa Durval Paiva atende os pacientes a partir derecém-nascidos até receberem alta médica, em torno de 5 anos de tratamento.

2- Como deve ser feita a higiene bucal das crianças e a partir de que idade?

A higiene bucal deve ser feita assim que o bebê nasça, antes mesmo de nascerem os dentes, e é de responsabilidade da mãe ou outro responsável. É importante que a mãe limpe a boca do bebê após cadaamamentação, pois, o leite materno também pode causar cárie. Caso a criança ainda não tenha dente,higienizar com uma fralda limpa, embebida em água fervida ou filtrada ou soro e limpar todo o rebordo gengival, lábio, língua, todas as partes da boca, após cada refeição.

3 – Existe um tipo mais indicado de escova ou creme dental para as crianças?

Sim. A escova ideal é a própria para a faixa etária, que seja macia e flexível e a pasta dental, infantil ouadulta com flúor. A quantidade da pasta, na quantidade de um grão de feijão ou ervilha. A Casa Durvalsempre doa escovas e pastas para os pacientes e acompanhantes. Doações desses materiais são bem-vindas.

4- Chupar o dedo ou usar a chupeta pode ser prejudicial para a formação dos dentes da criança?

O que ospais podem fazer nesses casos?Sim. As crianças que chupam o dedo, os pais devem substituir pela chupeta, pois, a chupeta pode-sedesprezar, porém o dedo não. Assim que o bebê adormecer retirar a chupeta da boca. Tentar remover achupeta até os dois anos de idade, para não acarretar problema na dentição que venha precisar detratamento ortodôntico (aparelho nos dentes). Nunca, jamais retirar a chupeta de forma traumática como,por exemplo: passar pimenta no dedo ou na chupeta.

5 – Qual a importância da aplicação do flúor e como deve ser feita?

O flúor é importantíssimo, pois, protege os dentes contra as cáries. A aplicação deve ser feita no dentistade 6 em 6 e meses ou de 3 em 3 meses, dependendo da necessidade da criança e através da escovaçãocom pasta de dente com flúor, após as refeições. Deixar a pasta fora do alcance das crianças, pois, o flúor é um remédio e não pode ser ingerido em quantidade.

6- Neste sentido de prevenção, como é feito o trabalho junto as crianças com câncer que chegam a Casa Durval Paiva?

O trabalho de prevenção na Casa Durval Paiva inicia-se no hospital de referencia do câncer (LIGA), naoncologia pediátrica, onde as crianças fecham o seu diagnóstico e são encaminhadas pelas médicas para a instituição. No hospital e no consultório odontológico, a dentista explica às mães a importância da higienebucal e como deve ser feita, realiza aplicação de flúor, faz doação de escova e aplicação de laser de baixaintensidade para prevenir e tratar a mucosite (inflamação da mucosa que acomete não só a boca, mastambém todo trato gastro intestinal até o reto), principal efeito colateral advindo da quimioterapia. Amucosite causa muita dor, podendo até atrasar o protocolo de quimioterapia. Na sala de apoio pedagógicoda Casa Durval Paiva, é realizado mensalmente o Projeto Educação e Sorriso, para que as crianças eadolescentes através de atividades lúdicas, entendam a importância da higiene da boca, assim comopercam o medo do dentista.

Compartilhar:
    Publicidade