Especialistas advertem sobre possível tsunami com ondas de 500 metros de altura

As consequências teriam uma magnitude próxima de uma explosão de bomba atômica

5y45y44

Uma equipe de cientistas russos divulgou, recentemente, que a queda de um asteroide, entre 100 e 200 metros de diâmetro, em um de nossos oceanos, poderia desencadear um tsunami com ondas de até 500 metros de altura. A notícia foi publicada ontem, terça-feira (27/05).

Segundo Vladislava Bolov, diretor do centro de monitoramento e prognóstico do Ministério de Emergência da Rússia, ainda não existem muitos estudos sobre asteroides deste tamanho, entretanto, as consequências de um suposto impacto de uma destas rochas espaciais em um dos nossos oceanos teria resultados devastadores, de acordo com as previsões.

Ainda segundo Bolov, atualmente, existem 120 crateras gigantes espalhadas pelo mundo, originadas pela queda ou colisão de grande asteroides contra nosso planeta. A maior delas tem mais de 100 quilômetros de diâmetro e está situada na Sibéria, na bacia do rio Popigai. Estima-se que o impacto que resultou na atual cratera tenha ocorrido há 36 milhões de anos.

Muitos pesquisadores apontam a queda de meteoros na Terra como uma das causas prováveis da extinção de diversas espécies. O físico norte-americano Luis Alvares vai mais longe ao afirmar que, provavelmente, a extinção dos dinossauros foi em decorrência do fenômeno.

Muitos cientistas, no entanto, afirmam que até mesmo o impacto de objetos muito menores poderiam causar problemas em nosso planeta, caso ocorram em locais com uma população próxima. As consequências teriam uma magnitude próxima de uma explosão de bomba atômica.

 

Fonte: History Channel

Compartilhar:
    Publicidade