Estado não pagou semente distribuída em 2013 e pode suspender programa este ano

- Com a aproximação da estação chuvosa no semiárido potiguar, surge mais uma preocupação para os pequenos e micro produtores…

- Com a aproximação da estação chuvosa no semiárido potiguar, surge mais uma preocupação para os pequenos e micro produtores rurais que atuam na nossa semifalida agricultura de subsistência: o Governo do Estado muito dificilmente conseguirá fazer este ano a tradicional distribuição gratuita de sementes selecionadas de milho, feijão macassar e sorgo.

- Até hoje as faturas referentes à compra das sementes distribuídas no começo de 2013 pela Secretaria Estadual da Agricultura, em valores que ultrapassam os R$ 3 milhões, não foram pagas e nem há previsão de quando serão.

- As empresas especializadas já mandaram o aviso de que, sem pagamento do atrasado, não haverá novo fornecimento.

- O grande risco que se corre é o de que, havendo bom inverno, mesmo assim a maioria dos nossos agricultores familiares acabará sem condições de fundar seus roçados, já que a seca dos últimos dois anos consumiu todas as reservas de sementes que eles costumam guardar e tirou deles, por completo, a capacidade de compra por conta própria desse insumo indispensável.

 

Anorc abre as atividades de 2014 com sessão plenária no Parque de Exposições

- Todos os sócios da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) estão sendo convidados para primeira reunião semanal deste ano, que acontecerá amanhã à noite, a partir das 20:00 horas, no auditório principal do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

- Da pauta do encontro, entre outros assuntos, consta uma prestação de contas da Diretoria sobre os resultados financeiros desfavoráveis da última “Festa do Boi”, os quais, junto com outros problemas internos e externos, acabaram ocasionando uma crise administrativa na entidade que só agora começa a ser superada.

- A reunião servirá para discutir e traçar os rumos que a entidade mais antiga e representativa da classe empresarial rural potiguar tomará nos próximos meses, diante das dificuldades conjunturais que este setor da economia enfrenta no RN.

FGR Urbanismo entregará neste dia 22 o empreendimento “Jardins Amsterdã”

- Está oficialmente confirmada para 22 de fevereiro, a partir do meio-dia, a entrega do condomínio horizontal fechado “Jardins Amsterdã”, no bairro Cajupiranga, em Parnamirim, implantado na região metropolitana de Natal pela incorporadora goiana FGR Urbanismo (uma das mais conceituadas do país), em parceria com a empresa potiguar Fonseca & Filhos e a Penta Incorporadora, que tem entre seus sócios os cantores Zezé de Carmargo e Luciano.

- Para comemorar o feito, os dirigentes destes grupos decidiram oferecer um almoço para 400 convidados, em sua maioria compradores dos 345 lotes do empreendimento.

- O condomínio, que dispõe de completa infraestrutura de lazer e segurança, reflete o propósito dos empreendedores de criar um novo conceito de excelência em qualidade de vida no Rio Grande do Norte.

- O “Jardins Amsterdã” ocupa um terreno de 627 mil metros quadrados, dos quais 244 mil metros quadrados serão constituídos de área verde. O projeto urbanístico define que toda a rede elétrica do condomínio será subterrânea. Outro diferencial do projeto é a maior distância entre as residências a serem construídas, de modo a proporcionar mais privacidade.

- Quem visita o condomínio fica impressionado com sua suntuosidade logo na entrada. O Complexo Portaria, com 700 metros quadrados de área construída, inclui Bloco Administrativo (específico para reuniões, acomodação do administrador e entrada social), Bloco de Serviços (com salas de monitoramento, banheiros, vestiários, almoxarifado, sala de armas e estacionamento para veículos de segurança), Guarita Principal (com acesso para moradores e visitantes) e Guarita de Serviço (para uso de fornecedores e empregados).

Shopping investe em fachada que tem como tema a Copa do Mundo

- Em 2014, a Copa Mundial de Futebol será um dos temas mais explorados pelas empresas nacionais e internacionais. Em Natal, uma das cidades-sede do mega evento esportivo, não vai ser diferente.

- Assim, antecipando-se a esta tendência, o Shopping Cidade Jardim investiu pesado na criação e produção de uma nova linha de comunicação exterior com as cores da Seleção Brasileira, a começar pela fachada do empreendimento, toda “vestida” de verde e amarelo, projetando imagens fotográficas das belezas de Natal.

- O tema central da decoração (“É paixão pelo Brasil”) também se reproduzirá em todas as peças gráficas, eletrônicas e de redes sociais a serem divulgadas pelo Shopping.

- Segundo informam o empresário Fernando Veríssimo – diretor do grupo que controla o Cidade Jardim – e o presidente da Associação dos Lojistas, Giovani Pinto, “estamos trabalhando para criar o melhor ambiente para os nossos clientes e colaboradores. A Copa é um evento que movimenta o planeta. Como cidade-sede, Natal precisa celebrar. Portanto, esta é nossa contribuição”.

CTGás-ER abre inscrições para curso de especialização técnica em Energia Eólica

- O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGás-ER, mantido pelo consórcio Senai-RN/Petrobrás, está abrindo as inscrições para um curso de especialização de nível médio em Energia Eólica, a ser ministrado no decorrer deste ano, a partir do dia 10 de março, com 380 horas/aula, sendo a maior parte das aulas ministradas à distância. As aulas presenciais ocorrerão apenas uma vez por mês, em finais de semana.

- Serão oferecidas 40 vagas com o objetivo de formar profissionais técnicos para trabalhar nas empresas geradoras de energia renovável que estão implantando parques eólicos em dezenas de municípios do interior do Rio Grande do Norte.

- Os interessados têm prazo até o dia 21 de fevereiro para se habilitar à disputa das vagas. Entre os temas do curso estão “Métodos de Medição Anemométrica” (que registra a velocidade dos ventos), “Tecnologias Aplicadas a Aerogeradores”, “Sistemas Elétricos Aplicados a Parques Eólicos” e “Conexão de Plantas Eólicas à Rede Elétrica, Monitoradas por Sistemas de Automação”.

- Os candidatos ao curso, que poderá ser pago em até 11 parcelas mensais de R$ 330,00, deverão comprovar formação técnica ou superior nas áreas de Mecânica, Elétrica, Soldagem, Petróleo e Gás, Edificações, Instrumentação, Refrigeração, Automação e Meteorologia.

- Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail nead@ctgas.com.br ou pelo telefone (84) 3204-8143.

Compartilhar: