Estruturas do estádio Arena das Dunas continuam sem liberação

Estádio terá nova vistoria do Corpo de Bombeiros às 15 horas da tarde de hoje

Arena-das-Dunas-JA-0000

A corrida contra o tempo continua para que o estádio Arena das Dunas receba o Habite-se definitivo pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, as estruturas internas e externas ao estádio recém colocadas para dar suporte à realização do mundial em Natal ainda estão sem o projeto de segurança contra incêndios pronto. Além disso, as arquibancadas móveis também não estão prontas para receber os torcedores com o nível de segurança exigido.

Essas informações foram confirmadas pelo tenente Cristiano Couceiro, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, a vistoria realizada na tarde desta quarta-feira (11) identificou 90% das arquibancadas móveis concluídas. Até às 17h, ainda restavam ajustes no que diz respeito à fixação de assentos, fixação de guarda-corpos (proteção que evita queda de pessoas em locais de altura) e recolocação de escadas, que foram apresentadas no projeto em locais específicos, mas identificados em outras áreas.

“O Corpo de Bombeiros identificou que a estrutura é de boa qualidade, bem como a estrutura utilizada para a realização do Fifa Fan Fest, na Praia do Forte. São estruturas de excelência. Quando estiverem realmente prontas, de fato garantirão a segurança aos torcedores. Porém, é preciso que tudo esteja pronto para que o estádio receba a liberação final”, disse Couceiro.

Couceiro destacou que diversos homens continuaram trabalhando na noite de ontem, após a vistoria, e permaneceriam trabalhando na manhã de hoje para finalizar os serviços pendentes. “Voltaremos ao Arena das Dunas hoje, por volta das 15h, para realizarmos uma nova vistoria. Certamente tudo estará mais avançado do que ontem. Acredito que iremos conseguir liberar todas as áreas antes do jogo de amanhã (Camarões x México)”, afirmou.

Em contato com O Jornal de Hoje, o secretário extraordinário para Assuntos da Copa (Secopa), Demétrio Torres, não quis se pronunciar ao ser questionado sobre os atrasos na finalização das estruturas. “A única coisa que eu tenho a dizer é que eles [Corpo de Bombeiros] resolveram voltar ao Arena hoje a tarde”, disse, por telefone, considerando que “o estádio está completamente pronto”.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militares do RN, até ontem a área do FIFA Fan Fest já estava parcialmente aprovada, faltando apenas a colocação de extintores e abertura da saída de emergência. “Isso é normal, tendo em vista que o primeiro dia da Fan Fest começa hoje. Hoje de manhã estaremos lá novamente para fazer a checagem final liberação”, disse Couceiro à reportagem.

Couceiro: “Declarações baseadas em conhecimento técnico”

Em entrevista ao portal da ESPN Brasil, Demétrio Torres criticou o tenente Cristiano Couceiro, chamando-o de irresponsável por afirmar que o estádio Arena das Dunas ainda não estava liberado. Sobre a declaração do secretário, o tenente do Corpo de Bombeiros disse que não iria “comprar briga”, “tendo em vista que não vale à pena a continuidade dessa discussão através da imprensa”.

“Minhas declarações são baseadas em conhecimento técnico. Irresponsável seria quem fosse autorizar a área sem a vistoria devida”, disse. “Nós estamos trabalhando para ajudar o evento e a sua realização. Para que a Copa do Mundo tenha sucesso aqui, tem que acontecer com segurança e sem nenhum risco para a população”, concluiu.

Compartilhar:
    Publicidade