Estudante de Comunicação da UFRN lança biografia do escritor Jaime Hipólito

A publicação é resultado do seu trabalho de conclusão do curso de bacharelado em História, apresentado em 2009 na UFRN

Neste livro a autora narra a trajetória de um “mossoroense de fora” na busca por concretizar o seu grande desafio de consolidar-se no mercado editorial local. Foto: Assessoria
Neste livro a autora narra a trajetória de um “mossoroense de fora” na busca por concretizar o seu grande desafio de consolidar-se no mercado editorial local. Foto: Assessoria

A estudante de Jornalismo Thaisa Mendonça lança no dia 13 de dezembro pela editora Queima Bucha a biografia “Um Mossoroense de fora”, do escritor e jornalista Jaime Hipólito, às 19h na livraria Saraiva do Midway. A publicação é resultado do seu trabalho de conclusão do curso de bacharelado em História, apresentado em 2009 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Neste livro a autora narra a trajetória de um “mossoroense de fora” na busca por concretizar o seu grande desafio de consolidar-se no mercado editorial local. Jaime Hipólito foi um dos principais escritores norte-rio-grandenses, nascido em Caicó, mas que escolheu Mossoró como terra adotiva. Para isto, estuda algumas de suas obras e correspondências enquanto estratégias de representação, relacionando-as com diferentes momentos de sua formação intelectual.

Jaime Hipólito também foi jornalista e promotor de justiça. Destacou-se como um dos principais comunicadores de Mossoró entre as décadas de 50 e 80. Iniciou carreira no jornalismo aos 19 anos escrevendo em A voz do estudante, periódico do Centro Estudantil Mossoroense. Nos anos 50 atuou no radio-jornalismo da cidade com o programa O Prato do Dia, na extinta Rádio Tapuyo. Ingressou em O Mossoroense a convite de Lauro da Escóssia e, em 1985, mudou-se para Natal.

Na capital, escreveu na Tribuna do Norte, na coluna semanal Conversa de domingo. Suas principais obras foram O Aprendiz de Camelô (1962), Estórias Gerais (1986) e De Autores e de Livros (1992). Faleceu em 1993 vítima de infarto.

 

Fonte: Assessoria

Compartilhar: