Estudantes são beneficiados com exames oftalmológicos gratuitos

Cerca de 40 crianças já tiveram deficiências visuais detectadas

Alunos da Escola Municipal Antônio Campos passarão por exames amanhã. Foto: Arquivo
Alunos da Escola Municipal Antônio Campos passarão por exames amanhã. Foto: Arquivo

Dezenas de estudantes da Escola Espaço Livre e Escola Municipal Antônio Campos, localizadas no bairro de Mãe Luiza, zona Leste de Natal, serão beneficiadas com exames oftalmológicos. O trabalho visa detectar e corrigir deficiências visuais que prejudicam a aprendizagem das crianças nas escolas e faz parte da Campanha Natal Solidário, fruto da parceria entre o Lions Natal Reis Magos e o Instituto Oftalmológico Marco Rey (IOMR).

Omar Medeiros, presidente imediato do Lions Natal Reis Magos e coordenador da campanha, explicou que procurou o médico Marco Rey para apresentar o projeto social e a receptividade foi imediata. “Este é o primeiro ano, mas já acordamos que será todos os anos, neste período natalino. Dr. Marcos Rey nos abriu as portas. Fizemos exames em 200 crianças de escolas em Mãe Luiza e foi detectado que 40 não conseguiam ler. Amanhã haverá os exames gratuitos no Instituto e os que estas crianças precisarem, o Lions Natal Reis Magos vai doar”, disse.

Nos últimos dias, uma equipe do Lions, tendo a frente o médico Romildo Freire Pessoa, visitou escolas e creches que atendem crianças na faixa etária entre 5 e 10 anos para realização dos testes de acuidade visual. Os selecionados serão atendidos na manhã deste sábado (28), no Instituto Oftalmológico Marco Rey, no Natal Shopping, onde serão realizados exames de vista mais elaborados.

De acordo com a professora Verônica Bezerra, diretora da Escola Municipal Antônio Campos, a ação foi recebida com muita alegria pela comunidade escolar. “Sabemos que muitos pais não têm condições de levar os filhos ao médico, procurar por um apoio especializado, seja por falta de tempo ou por motivos financeiros. Fomos procurados, nos mostraram o projeto, trouxeram um oftalmologista e fizeram a triagem, selecionando 20 alunos”, contou.

Verônica também explicou que os professores da escola são orientados a identificarem pequenos sinais de problemas de visão nos alunos, mas ainda não há um treinamento específico. “Quando os alunos chegam à segunda série do Ensino Fundamental e o professor que ele está com uma capacidade lenta de aprendizagem, já chamamos os pais e aconselhamos exames oftalmológicos. Já temos o Programa Saúde na Escola, mas falta os professores serem treinados. Essa campanha é importantíssima, uma iniciativa maravilhosa e já soube que a idéia é continuar coma a ação ao longo do ano e  não só na época do Natal. Se a sociedade civil pudesse se organizar e ajudar cada um com um pouquinho haveria uma grande diferença neste mundo”.

Ana Cleide Azevedo, mãe do estudante Elias Gabriel, de oito anos, um dos beneficiados pela campanha, aprovou a iniciativa. “Achei providencial. Como a gente não tem tanto tempo e, no meu caso, tenho mais um filho, só posso agradecer pela atenção aos alunos do nosso bairro”.

O Lions Natal Reis Magos atua há vários anos no bairro de Mãe Luíza, apoiando o Clube de Mães Mércia Maria, onde são desenvolvidas atividades voltadas para apoiar a população necessitada do bairro, com destaque para a área odontológica, através de um atendimento diário, mediante convênio com a Secretária Municipal de Saúde. A proposta é que a partir do próximo ano, esse trabalho terá o potencial de atendimento aumentado, com a entrada em funcionamento do segundo gabinete odontológico, já instalado pelo Lions no Clube de Mães Mércia Maria.

Compartilhar: