Ex-CIA, Edward Snowden, é indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2014

Aqui no Brasil, já passa de um milhão o número de assinaturas da petição online que pede que o ex-técnico da CIA consiga asilo no país

O ex-funcionário da CIA, Edward Snowden, foi indicado, na quarta-feira (29), ao Prêmio Nobel da Paz. A indicação foi uma iniciativa dos parlamentares Bård Vegar Solhjell e Snorre Valem, do Partido da Esquerda Socialista da Noruega. Snowden foi responsável por vazar documentos secretos da NSA (sigla em inglês para Agência Nacional de Segurança) e revelar ao mundo um esquema de espionagem em massa.

“Snowden desistiu de tudo para trazer à luz a operação de megaespionagem feita pelos EUA contra o Brasil e o restante do mundo. Seu passaporte foi revogado por seu próprio país e agora ele está preso em um limbo jurídico em Moscou, com um visto de um ano de duração”, afirma a petição.

Asilo

Ainda no documento, os deputados sinalizam que o Brasil deveria conceder asilo à Snowden. “ O Brasil, um dos principais alvos da espionagem, deveria oferecer abrigo a alguém que nos abriu os olhos para a vigilância americana indiscriminada e em escala global”, afirma.

Lançada por David Miranda, companheiro do jornalista americano Glenn Greenwald e primeiro a divulgar as informações vazadas por Snowden, uma forte campanha para que o ex-funcionário venha para o Brasil está em curso e já conta com mais de um milhão de assinaturas.

hgerg

Fonte: Brasil de Fato

Compartilhar: