Fabricante alemão de máquinas para embalagens PET anuncia interesse em instalar fábrica no RN – Marcos Aurélio de Sá

- O empresário Andrzej Kulczycki, diretor do grupo alemão SMF Germany (fabricante de máquinas utilizadas na produção de embalagens PET…

- O empresário Andrzej Kulczycki, diretor do grupo alemão SMF Germany (fabricante de máquinas utilizadas na produção de embalagens PET para indústrias de bebidas, sorvetes, cosméticos, produtos de limpeza, etc.), externou ontem ao secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, seu interesse em instalar uma unidade fabril na grande Natal, para melhor atender sua clientela no Brasil.

– O plano da empresa, que já mantém negócios com clientes no Rio Grande do Norte, é – a partir de Natal – ingressar mais fortemente no mercado brasileiro e estender sua atuação até outros países da América do Sul

– Durante o encontro o empresário disse já conhecer há algum tempo a capital potiguar e estar acompanhando com muita atenção seu crescimento, passando nos ultimamente a vê-la como “uma porta de entrada para o continente”, em especial após a inauguração do novo aeroporto internacional.

– Sílvio Torquato apresentou a Andrzej Kulczycki o programa de incentivos que o Governo do Estado pode oferecer aos investidores do setor industrial e destacou a possibilidade de parcerias no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias, através da Fapern (Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte) e da UFRN.

– Após a reunião, que contou ainda com a participação de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e de um representante da Universidade Federal, ficou definida a adoção das providências iniciais para a abertura de empresa no Estado.

Banco do Nordeste promove “Dia da Agricultura Familiar” em Santa Cruz

– O Banco do Nordeste do Brasil, em parceria com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, realizará nesta quinta-feira o “Dia da Agricultura Familiar” na principal cidade da região do Trairi.

– O evento acontecerá no ginásio coberto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), no período das 9:00 às 14:00 horas, reunindo um público superior a 300 microprodutores rurais.

– Segundo a Superintendência Estadual do BNB, a iniciativa tem por objetivo difundir e discutir com os agricultores as políticas públicas de crédito, assistência técnica e capacitação profissional através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), bem como a comercialização da produção agrícola através do PAA (Programa da Aquisição de Alimentos).

– O evento também contará com o apoio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria Estadual da Agricultura, do Incra, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, da Emater-RN) e do IFRN/Santa Cruz.

Expofruit/2014 abre inscrições para apresentação de trabalhos científicos

– Confirmada para o período de 24 a 26 de setembro no Expocenter/Ufersa, em Mossoró, a edição deste ano da Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit/2014) já está com prazo aberto para a inscrição de trabalhos científicos a serem apresentados no evento.

– Até o dia 1º. de agosto os interessados poderão submeter seus textos à comissão encarregada de aprová-los. Serão aceitas (através do site WWW.expofruitrn.com.br) inscrições de trabalhos sobre os seguintes temas: Biotecnologia; Defesa Fitossanitária; Propagação e Sementes; Botânica e Fisiologia; Fitotecnia, Solos, Irrigação e Nutrição de Plantas; Colheita e Pós-Colheita; e Genética e Melhoramento.

– Será necessário preencher o formulário existente no site e enviar um resumo de no máximo três folhas e o modelo de banner do trabalho a ser apresentado, além do comprovante de pagamento da inscrição e comprovante de matrícula (para estudantes de graduação e pós-graduação).

– A Expofruit/2014 terá como tema “Venha Conhecer o Precioso Sabor da Nossa Região”. A expectativa dos promotores é gerar negócios da ordem de R$ 20 milhões e atrair um público de 30 mil pessoas nos três dias.

Emerson Fernandes volta à presidência da Cosern

– Após permanecer durante dois anos do cargo de diretor-geral do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), retornou neste início de semana à Presidência da Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte) o engenheiro Emerson Fernandes Daniel Júnior.

– Ele tomou posse ontem à tarde, durante reunião do Conselho de Administração da Codern, para complementar o mandato do ex-presidente Pedro Terceiro de Melo, tendo como companheiros de Diretoria Hanna Safieh (diretor Técnico e Comercial) e Gustavo Faria (diretor Administrativo-Financeiro).

Sebrae/RN credencia consultores e instrutores

– O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) mantém abertas até o dia 31 do corrente as inscrições para o seu processo seletivo de empresas prestadoras de serviços em Consultoria e Instrutoria em 15 áreas distintas, que vão desde a área de Finanças até o Marketing.

– O cadastramento pode ser feito através do Portal do Sebrae (www.rn.sebrae.com.br) mas as inscrições só serão efetivadas após o envio da documentação exigida.

– A seleção será feita em três etapas pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec). Além da inscrição, as empresas candidatas passarão pela fase de habilitação e certificação de capacidade técnica.

– Uma das vantagens é que as empresas que vierem a ser selecionadas poderão renovar o credenciamento a cada dois anos, desde que sua documentação e a dos seus profissionais estejam atualizadas. Além disso, uma vez credenciadas na unidade do Sebrae/RN, há a possibilidade de também prestarem os mesmos serviços em quaisquer unidades estaduais do sistema Sebrae.

– Serão credenciados prestadores de serviço para atuar como consultores e instrutores nas seguintes áreas: Recursos Humanos e Empreendedorismo; Educação; Serviços Financeiros e Contábeis; Marketing e Vendas; Comércio Exterior; Planejamento Empresarial; Gestão da Produção e Qualidade; Legislação Aplicada à MPE; Sustentabilidade; Inovação; Desenvolvimento Territorial; Agronegócios; Associativismo e Cooperativismo; Desenvolvimento Setorial; e Políticas Públicas.

Petrobras banca projeto de fábrica de lenha ecológica

– O “Projeto Caatinga Viva”, patrocinado pela Petrobrás, inaugurou semana passada, em Ipanguaçu, uma biofábrica de briquetes, um tipo de lenha ecológica produzida a partir de biomassa, ou seja, recurso renovável proveniente de matéria orgânica vegetal como mato, capim, resíduos de poda de árvores, etc.

– A minifábrica produzirá aproximadamente cinco toneladas de briquetes por ano, com o objetivo de substituir o uso da lenha nativa e, com isso, evitar ou reduzir o desmatamento da caatinga e a perda da biodiversidade da região semiárida.

– A cerimônia de inauguração aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Ipanguaçu), onde foi construída a biofábrica.

– Desenvolvido pela Organização Potiguar de Arte, Cultura, Desporto e Meio Ambiente (ONG Carnaúba Viva), o “Projeto Caatinga Viva” objetiva a geração de renda de forma sustentável, em convivência com o semiárido. Para isto, conta com o envolvimento de comunidades extrativistas da cadeia produtiva da carnaúba nos municípios de Assu, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Pendências, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra, Porto do Mangue e Macau.

Compartilhar: