Facebook começa novamente a trocar a interface de feed de notícias

Nada de uma barra preta centralizando todas as informações: desta vez, a alteração é bem menos drástica

rtherherh

Um ano depois de implantar parcialmente uma mudança no feed de notícias, o Facebook começou a trocar novamente sua página principal. Mas nada de uma barra preta centralizando todas as informações: desta vez, a alteração é bem menos drástica, e parece remeter ao visual usado na versão anterior, de 2012, que predomina entre usuários da rede social.

Pelo que dá para ver na imagem divulgada pela companhia, a lateral esquerda, escura e reduzida, acaba substituída por uma azul clara, que traz as opções para acessar o feed, as mensagens, os eventos, os grupos e as listas de amigos.

Os contatos online ou disponíveis em dispositivos móveis não devem aparecem mais ali, e provavelmente voltarão a um menu próprio, como acontece na versão 2012 do Facebook.

À direita, por sua vez, seguem aparecendo os “trending topics” da rede social, junto de pessoas que você deve conhecer e de aniversários e eventos próximos.

Por fim, no meio, o destaque dado às imagens fica ainda maior, e os posts passam a ocupar “cards”, nos moldes de aplicativos e serviços do Google no Android. Já o espaço para escrever ou postar imagens ou vídeos novos não mudará muito em relação ao que vimos na edição 2013 da rede social – mas é bem diferente da usada na de 2012, mais comum hoje.

A interface proposta pelo Facebook no ano passado acabou não vingando, e sua implementação ficou limitada a alguns poucos usuários.

O fracasso acabou decretado quando a rede social resolveu por enfim deixá-lo de lado, como afirmaram fontes ao site AllThingsD, muito graças ao feedback dos usuários – segundo a companhia, muitos alegaram que a navegação havia se tornado confusa, apesar de as fotos maiores serem bem-vindas.

O mesmo não deve acontecer com a nova mudança, no entanto, que “une o melhor dos dois mundos”, de acordo com a empresa.

Segundo o The Verge, o Re/code e o próprio Facebook, o site deve começar a implantá-lo ainda nesta quinta-feira. O processo seguirá pelas próximas semanas, e espera-se que todos os usuários do serviço de fato o recebam. Veja abaixo a comparação entre as duas interfaces, nova e velha, respectivamente.

 

Fonte: Exame

Compartilhar: