Falta respeito

Até onde vai a falta de respeito de uma classe política com o seu povo? Em alguns momentos, a resposta…

Até onde vai a falta de respeito de uma classe política com o seu povo? Em alguns momentos, a resposta para essa pergunta é praticamente imprevisível. Um deles foi ontem, quando a imprensa nacional publicou o levantamento dos estados que mais “desperdiçaram” recursos destinados a segurança pública.

Em meio ao caos nas delegacias, muitas caindo aos pedaços, com presídios parecidos com “masmorras” como bem definiu o Conselho Nacional de Justiça, e com déficit histórico de policiais militares e civis, isso para não falar nas viaturas paradas por falta de gasolina, o governo do Estado, simplesmente, deixou de utilizar R$ 12,08 milhões por falta de projetos ou por irregularidades nos mesmo.

O dinheiro, todo ele, veio para os cofres potiguares nos últimos três anos, exatamente o período da gestão Rosalba Ciarlini e do secretário Aldair da Rocha, responsável pela Segurança no RN. E, tudo isso, voltou para a conta bancária do Planalto. Uma falta de respeito a uma população que sofre diariamente com o crescimento vergonhoso da insegurança.

Em 2013, foram tantos mortos que os números mais pareciam de uma guerra. O número de bancos e agências dos Correios assaltados também foi assustador. Somente carros roubados, foram mais de 3 mil. Também tivemos arrastões aos montes nas casas das famílias de bem, sequestros relâmpagos, saidinhas de banco, etc. Mas, apesar de tudo, o dinheiro não foi utilizado.

Mais uma vez, como já é praxe para a administração da Rosa, as explicações para os fatos negativos ficam para depois. O importante sempre é enaltecer os poucos pontos positivos, como se estes bastassem para sufocar a insatisfação popular diante de tantos fatores negativos.

O descaso com os recursos da segurança são um retrato do tamanho da irresponsabilidade de alguns para com a coisa pública. Uma atitude que, para a realidade atual do RN, com uma insegurança alarmante, chega a ser algo desumano, digno das nossas cadeias/masmorras.

 

AGREGANDO VALOR

Já começou, nos bastidores, a guerra para ver quem fica perto de Dilma Rousseff no dia 22, quando ela vem a Natal inaugurar protocolarmente a Arena das Dunas. A depender de outros estados, só estarão no palanque, além da presidente, a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Fifa, Jerôme Valcke, e o presidente da CBF, José Maria Marin, no máximo mais o prefeito Carlos Eduardo e o ministro dos Esportes, Aldo Rabelo. Mais ninguém.

NA PLATÉIA

Os outros convidados para a festa de inauguração ficarão nas arquibancadas, vendo a presidente e a Rosa darem o chute inicial que vai inaugurar o estádio. Resta saber se os demais “poderosos” da política potiguar aceitarão apenas assistir Rosalba e Dilma no foco das lentes da imprensa, em imagens que circularão o mundo.

NEGÓCIOS

Por falar no Arena das Dunas, o grupo Pepper’s Hall ficará com o controle do setor de Alimentos e Bebidas do novo estádio. Após vencer a concorrência, a empresa assumirá o comando dos bares e ainda terá um espaço para eventos. A empresa está, inclusive, recebendo currículos dos interessados em trabalhar no local. Os cadastros estão sendo realizados até hoje, às 21 horas, no Shopping Via Direta.

AUDITORIA

Poucos perceberam, mas o Diário Oficial do Estado publicou, no dia 30 de dezembro, aviso sobre manifestação de interesse para as empresas interessadas em realizar o trabalho de auditoria na folha de pagamento do Estado. O serviço é uma das exigências do Banco Mundial para liberar o empréstimo firmado. As propostas devem ser feitas até o dia 17.

IRONIA DO DESTINO

Ainda da série sobre a paternidade ou maternidade da barragem de Oiticica, em Jucurutu, construída pelos governo federal e estadual, e cabo de guerra entre a governadora Rosalba Ciarlini e o deputado Nélter Queiroz. Quando foi anunciado o nome do prefeito George Queiroz, filho de Nélter, entre as autoridades que iam falar, houve um princípio de vaia, contornado, vejam só, por Rosalba.

IRMÃOS

Para quem não lembra, a gestora potiguar passou pelo mesmo constragimento em Ceará-Mirim e recebeu ajuda da presidente Dilma Rousseff. Outra coisa que chamou atenção nas negociações para o andamento das obras da barragem, é que a Rosa chegou a Jucucutu acompanhada de Júnior Queiroz, ex-prefeito, irmão, e desafeto-mor de Nélter. O que é que está havendo?

COLUNA NA TV I

Este colunista substitui, a partir de hoje, Robson Carvalho na apresentação do programa Boa Tarde Cidadão, exibido pela TV Band Natal. O apresentador tira merecidas férias após comemorar 10 anos de atuação na imprensa local, em 2013, e retorna no dia 28 de janeiro. O programa Espaço Cidadão, na TV União, outro comandado por Robson às segundas-feiras a noite, também ficará sob a responsabilidade deste que vos escreve. Conto com a audiência de todos.

COLUNA NA TV II

Por falar em televisão, este colunista também retoma esta semana a apresentação do Pensando Bem, na TV Câmara. A partir da próxima segunda-feira (20), o programa volta a ser veiculado de forma inédita, sempre nas segundas-feiras, a partir das 20h30. Com calma, dá tempo para tudo.

 

GIRA MUNDO

A entrada de Valdirene, personagem de Tatá Werneck na novela Amor à Vida, no “BBB 14″ vai ajudar a bombar o ibope da estreia do reality show da Globo, que acontece hoje. A ideia é que o programa entre no ar já embalado pela boa audiência do folhetim. Tatá participará da festa de amanhã e, durante o confinamento de 12 horas, não poderá sair da personagem. A atriz, que fica na casa até quinta-feira de manhã, tem sinal verde para improvisar cada vez que um dos participantes tentar trazê-la à realidade.

Compartilhar:
    Publicidade