Fan Fest espera mais de 20 mil pessoas por dia; inspeção será feita nos contratos

Estrutura e programação do evento foram apresentadas oficialmente, com destaque para artistas locais

Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir

Alessandra Bernardo

alessabsl@gmail.com

A programação cultural completa do Fifa Fan Fest, que começa nesta quinta-feira (12) e termina no dia 13 de julho, foi apresentada oficialmente hoje com destaque para os artistas e bandas potiguares. Das 80 atrações que se revezarão nos palcos montados na Praia do Forte, zona Leste de Natal, apenas sete são nacionais, entre elas Marina Elali, Olodum, Margareth Menezes e Araketu. Durante o evento, que tem entrada gratuita, um telão com mais de cem metros quadrados transmitirá todos os jogos do mundial.

Segundo secretária de Planejamento de Natal e presidente do Comitê Gestor da Copa, Virgínia Ferreira Lopes, a expectativa é que o Fifa Fan Fest reúna um público de 20 mil pessoas todos os dias, conforme a capacidade do local. Ela disse que a festa é uma forma de integrar potiguares e os turistas que estarão na cidade e que não tiveram oportunidade de assistir aos jogos dentro do estádio Arena das Dunas.

“A festa é um momento único para todos os participantes, que além de aproveitarem as apresentações culturais em um local lindo e com uma visão maravilhosa como a que temos aqui na Praia do Forte. Estamos trabalhando para realizar um evento de alto padrão para todos que não tiveram condições de assistir aos jogos no estádio”, afirmou.

Sobre a programação do Fifa Fan Fest, o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, disse que a composição dela foi pensada de forma a prestigiar e valorizar os artistas da terra, que antes eram deixados de lado para que atrações de outras áreas do país pudessem aparecer.

“Evitamos bandas e artistas da Bahia, por exemplo, porque queremos estimular a valorização do artista local durante esse período, que terá uma visibilidade muito boa devido à grandiosidade do evento. Estamos muito felizes com as nossas conquistas e entendemos que esse é o momento ideal para vendermos o que temos de melhor, que é a nossa cultura e a nossa gente”, disse.

Público esperado é de 20 mil pessoas

Virgínia Ferreira Lopes explicou ainda que a capacidade máxima do local é de 20 mil pessoas e que, quando o número de pessoas atingir essa marca, as entradas serão fechadas, por medida de segurança e comodidade de quem já estiver no local. “Apesar de ser uma festa para a cidade, não podemos ultrapassar essa marca para não comprometer a qualidade dos serviços ofertados, o conforto e a segurança do nosso público”, falou.

A cantora Camila Masiso, que se apresentará na próxima terça-feira (17), esteve presente durante a divulgação da programação cultural do evento e se disse feliz em participar do evento. “É uma grande oportunidade para nós, apresentar nosso trabalho em um local tão lindo e para o nosso povo. Estou muito feliz e esperamos que o potiguar venha prestigiar a nossa cultura”, falou.

MP pede inspeção do contrato para evento

O Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas do Estado, pediu nesta quarta-feira que seja feita uma inspeção em caráter seletivo e prioritário na execução do contrato promovido pela Prefeitura de Natal para a realização do Fifa Fan Fest. O contrato, licitado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), pagará R$ 6,4 milhões para a Prática Serviços de Eventos, para ser gasto com medidas operacionais e logísticas, como iluminação, som, segurança, limpeza, água, energia e programação, entre outros.

Como cidade-sede, Natal assumiu uma série de obrigações para sediar o evento, o que chamou a atenção dos procuradores. Na representação, eles alegam a ausência de interesse público nos gastos, que não trazem legado algum para a população e querem saber se o processo licitatório cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Também se questiona se os orçamentos foram confeccionados com base em critérios objetivos, se os prazos foram cumpridos e se houve fiscalização por parte da comissão.

PM atuará com mais de 300 homens todos os dias

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Eliéser Girão, a segurança interna será feita por empresa privada, mas cerca de 300 policiais militares atuarão todos os dias para garantir a segurança na área externa do Fifa Fan Fest. E, sempre que necessário, eles também farão fiscalização dentro da área do evento, com atendimento às possíveis ocorrências policiais.

“Pedimos que as pessoas que virão ao Fifa Fan Fest venha com o intuito de se divertir e confraternizar e não para causar tumulto, porque se isso acontecer, teremos que agir conforme a necessidade. Não queremos confrontos, mas que todos possam aproveitar a festa e os jogos com tranquilidade e segurança”, disse.

O comandante geral da Polícia Militar do Estado, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, afirmou que os militares estarão em todo o entorno da área do evento, em carros, motos e a cavalo, também com a realização de barreiras para coibir crimes de trânsito. “A nossa maior preocupação é com o entorno da área, quando as pessoas estiverem chegando e saindo a pé ou com veículos. Por isso, pedimos que todos redobrem os cuidados com objetos de valor e não tentem dirigir depois de ingerir bebida alcoólica, porque faremos blitz em toda a região”, disse.

Compartilhar:
    Publicidade