Fechados – Daniela Freire

Enquanto todas as atenções e expectativas estavam voltadas para a reunião do DEM sobre reeleição de Rosalba, que aconteceu ontem,…

Enquanto todas as atenções e expectativas estavam voltadas para a reunião do DEM sobre reeleição de Rosalba, que aconteceu ontem, na sede do partido…

>>>

…outro fato político importante para as urnas de outubro se desenrolava ainda no fim de semana.

>>>

O PT do RN decidia que o partido acolherá o PCdoB numa aliança para a disputa proporcional, com reflexo positivo na chapa majoritária Robinson Faria (governo) e Fátima Bezerra (Senado).

Bingo!

Em conversa hoje cedo com a coluna, o deputado Fernando Mineiro, um dos principais líderes do partido na esfera estadual, confirmou o desfecho. “Assunto resolvido: aliança com o PCdoB”, afirmou.

>>>

E analisou a união: “Reforça a majoritária”.

>>>

Ponto para Robinson e Fátima.

Opinião

Por falar em Mineiro…

>>>

Ele comentou a respeito da decisão tomada ontem pelo diretório do DEM em não apoiar a candidatura de Rosalba à reeleição.

>>>

“Zé Agripino e o DEM fizeram o impeachment eleitoral dela. Agora, a Assembleia deve fazer o político-administrativo”, disse ele, comentando sobre o pedido de impeachment contra Rosalba que está tramitando na AL.

Dever e poder

Questionado se acha que a AL aprovará o impeachment da governadora, Mineiro respondeu: “Se até Agripino e o DEM a descartaram… A sociedade precisa cobrar uma posição da Assembleia”.

Decisão

Hoje, inclusive, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e relator da matéria que pede a saída de Rosalba do Executivo, deputado Hermano Morais, leu o seu parecer para os membros da CCJ.

>>>

E o peemedebista deu o “OK” para a constitucionalidade do pedido feito pelo Marcco para que a matéria chegue ao plenário da AL.

>>>

A sua opinião foi seguida pelos colegas Agnelo Alves, George Soares e Kelps Lima e o assunto será discutido por todos os deputados estaduais.

>>>

Animado

Kelps Lima, aliás, fez questão de informar passo a passo (juridicamente) como será o processo de saída de Rosalba do Governo caso o impeachment seja aprovado em plenário.

Sem votar

Outro detalhe é que Getúlio Rêgo, líder do Governo na AL, se retirou da CCJ (ele é um dos membros) para não ter que votar.

>>>

Contra ou a favor???

Consequências…

Nos bastidores da leitura do impeachment, comentava-se que se Rosalba realmente for impedida de continuar administrando o RN, quem assume a função é o seu vice e governadorável Robinson Faria.

>>>

Isso fortaleceria a campanha do presidente do PSD, que, nesse caso, concorreria à reeleição, em pleno exercício do poder e com a chave do cofre…

>>>

O que prejudicaria os planos de Henrique de vencer as eleições por WO…

>>>

O pessoal não entendeu o relatório de Hermano…

>>>

Os verdadeiros

Ontem, após se retirar no meio da reunião da executiva do seu partido, o DEM, de onde saiu derrotada na tentativa de lançar o nome à reeleição, Rosalba se dirigiu à residência oficial.

>>>

Lá, recebeu algumas visitas de amigos e defensores que lhe prestaram solidariedade.

>>>

Entre eles, o deputado e seu líder Getúlio Rêgo. Que, aliás, votou a favor da Rosa ontem.

Chateados

Sobre a dobradinha Márcia Maia/Rogério Marinho, outra fonte confirma que ela já está sendo questionada internamente.

>>>

Inclusive, por correligionários da deputada no PSB.

Lembranças…

Entre os críticos, além do ruidoso rompimento em 2008, há a lembrança de que, em 2006, a dobradinha não foi tão integral como o acertado pelos companheiros de PSB na época.

>>>

É que, apesar do acordo que tinha com Márcia, na campanha daquele ano Rogério dividiu algumas de suas bases com o apresentador Salatiel de Souza, então candidato a deputado estadual.

>>>

Isto sem combinar com a aliada pessebista.

Novo lugar

Será inaugurado amanhã, com jantar oferecido à imprensa e convidados, a partir das 19h,o Tudo em Cima, o mais novo restaurante botequim de Ponta Negra, de propriedade do empresário e chef Luiz Carreras e administrado por Rodrido Do Ó.

>>>

Localizado numa marginal da Avenida Engenheiro Roberto Freire, próximo a ECM Imóveis, o espaço de três ambientes e cerca de 600 metros quadrados abre de segunda a segunda para almoço e jantar.

>>>

GIRO PELO TWITTER

…do presidente da Câmara Federal Henrique Alves: “Discuti hoje com ministro da Educação regras para abertura de cursos de Direito”;

…do Estadão: Consumidores confirmam: #vaitercopa e Dia dos Namorados em 12 de junho. Maioria não irá antecipar a data”;

…do blogueiro Marcos Dantas: “Robinson tenta articular em Mossoró adesão de Fafá Rosado via Francisco José Júnior”.

Compartilhar: