Federação das Indústrias lançará plano estratégico de desenvolvimento para o RN – Marcos Aurélio

- Será dia 18 do corrente, na Casa da Indústria (edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande…

- Será dia 18 do corrente, na Casa da Indústria (edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte – Fiern) o lançamento do projeto “Mais RN”, através do qual a entidade de classe oferece ao Governo do Estado e à sociedade potiguar um plano estratégico de desenvolvimento econômico, mediante o direcionamento dos investimentos públicos e privados para setores com grande potencial de retorno.

– Elaborado mediante encomenda da Fiern pela consultoria paulista Macroplan com a cooperação institucional de órgãos governamentais da área socioeconômica, o “Mais RN” compreende quatro agendas de iniciativas e resultados válidas até o ano de 2035.

– A primeira dessas agendas – a do crescimento econômico – enfatiza o empreendedorismo do empresariado do Rio Grande do Norte e aponta oportunidades de investimentos. A segunda, focaliza a infraestrutura existente e a que precisa ser implantada. A terceira é voltada para a análise do nosso capital humano e para a necessidade de formação e capacitação de mão de obra. A quarta, finalmente, se preocupa com a definição de políticas públicas que venham a elevar o nível de eficiência das organizações estatais e direcionar as empresas para a busca da qualidade.

– Na opinião do presidente da Fiern, empresário Amaro Sales, “a perseguição e o alcance dessas quatro metas colocarão o Estado em outro patamar de desenvolvimento econômico”.

Equipe da Macroplan se dispõe a estudar novos usos para Aeroporto Augusto Severo

– Mês passado o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte), empresário Sílvio Bezerra, encaminhou à Presidência da Fiern um pleito no sentido de que a entidade incluísse no projeto “Mais RN” um estudo sobre a melhor utilização econômica a ser dada às instalações do recém desativado Aeroporto Internacional Augusto Severo, bem como à sua enorme área de apoio que compõe um terreno de aproximadamente 42 hectares na área urbana de Pernamirim.

– Como os trabalhos dos técnicos da Macroplan relativos ao “Mais RN” já se encontravam na etapa final e seriam necessários estudos mais aprofundados sobre a questão proposta pelo dirigente do Sebrae/RN, não houve como atender ao pleito.

– Em todo caso o presidente da Fiern, Amaro Sales, garantiu que, tão logo a Macroplan inicie o trabalho de detalhamento das viabilidades econômicas e oportunidades de investimento que a região metropolitana de Natal tem a oferecer pelas duas próximas décadas, serão feitos estudos de viabilidade sobre a área do antigo aeroporto.

“Prêmio MPE Brasil 2014″ chega à fase final de inscrições

– Uma das mais importantes premiações que reconhece o esforço dos micro e pequenos empresários para otimizar a produção e implantar conceitos de excelência na gestão, produtividade e sustentabilidade, o “Prêmio MPE Brasil 2014″ encerrará no dia 1º. De agosto o seu prazo de inscrições.

– O prêmio é uma iniciativa do Sebrae Nacional, em conjunto com o Movimento Brasil Competitivo e com o Grupo Gerdau, contando com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

– As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet (www.mbc.org.br/mpe/), bem como na sede do Sebrae/RN, em Natal, ou nos escritórios regionais no interior.

– Ano passado cinco empresas potiguares se sagraram campeãs da etapa estadual, em categorias distintas: a Artemodas e a Fic Fardamentos (ambas de Mossoró); a Center Car (de Currais Novos); a Única Master Universidade da Criança e do Adolescente (de Currais Novos); e o Laboratório Tertuliano Soares (de Assu).

– Estão aptas a concorrer ao “Prêmio MPE Brasil 2014″ empresas com receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões. Elas podem se inscrever em oito categorias: indústria, comércio, agronegócio, turismo, TI, saúde, educação e serviços, além dos destaques em responsabilidade social e em inovação.

Empresas de Natal podem interligar suas câmeras de vigilância ao CIOSP

– Durante a visita que lideranças das entidades de classe do empresariado do Rio Grande do Norte realizaram ontem pela manhã ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), acompanhadas pela governadora Rosalba Ciarlini e pelos secretários estaduais do Desenvolvimento Econômico (Sílvio Torquato) e da Segurança (general Eliéser Girão), foram informadas de que, dentro em breve, será possível às empresas interessadas integrar suas câmaras de vigilância ao sistema operacionalizado pela Polícia.

– Através do CIOSP – que já está sendo considerado um dos mais importantes legados da Copa do Mundo para a comunidade potiguar na área da segurança pública – os órgãos da Polícia Estadual começam a ficar aptos a monitorar em tempo real, através das muitas câmeras (instaladas em pontos estratégicos da região metropolitana de Natal e até de cidades do interior) os acontecimentos que exijam mobilização da sua força tarefa.

– O assunto em destaque durante a visita foi a convocação, feita pelo general Eliéser Girão, para que a classe empresarial também se una às ações de segurança pública, no que diz respeito à instalação de câmeras em prédios comerciais e em condomínios, e na sua integração ao sistema do CIOSP, com o que se facilitará a mobilização da polícia em casos de assaltos e outras práticas criminosas.

Abih/RN divulgará pesquisa com perfil do turista que para a Copa

– A seção potiguar da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih/RN) divulgará na próxima segunda-feira uma pesquisa que aponta o perfil dos turistas (brasileiros ou estrangeiros) que visitaram Natal durante o período em que a cidade sediou jogos da Copa do Mundo.

– Contratada junto ao Instituto Consult, a pesquisa mostrará não apenas o nível de satisfação do universo entrevistado, mas também dirá qual foi o gasto médio desses turistas durante o tempo passado em Natal, o meio de hospedagem utilizado, o meio de transporte de que se serviram, se pretendem voltar, etc.

– O presidente da Abih/RN, Habib Chalita Júnior, e o diretor do Instituto Consult, estatístico Paulo de Tarso Ferreira, participarão da entrevista coletiva marcada para as 16:00 horas, no auditório da própria Abih, quando anunciarão os números da pesquisa e responderão às perguntas dos jornalistas.

 

Compartilhar: