Feriados de Páscoa e Tiradentes alteram funcionamento do comércio

As agências bancárias, por exemplo, só funcionaram até a manhã de hoje e só abrirão na próxima terça-feira, dia 22

I76IU54YUU

Durante o feriadão que junta a Semana Santa, que começa nesta sexta-feira (18) e tem a Páscoa no domingo (20) e o Dia de Tiradentes, na segunda-feira (21), muitos serviços terão horários especiais em Natal. As agências bancárias, por exemplo, só funcionaram até a manhã de hoje e só abrirão na próxima terça-feira, dia 22. As contas com vencimento marcado para os dias 19 e 21 e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subseqüente, sem incidência de multa. Os órgãos públicos já suspenderam o atendimento desde hoje até a próxima segunda-feira (21). As exceções ficam no comércio, onde lojas, shoppings e supermercados funcionarão em horários diferenciados.

No comércio de rua, no Centro da cidade e Alecrim, as lojas não abrirão nesta sexta-feira (18). No sábado (19), o funcionamento do comércio será normal. No domingo, as lojas permanecem fechadas e a abertura do comércio na segunda-feira, Dia de Tiradentes, é opcional dos comerciantes.

SHOPPINGS

Durante o feriado da Semana Santa, o Shopping Cidade Jardim funcionará em horário diferenciado. A praça de alimentação abrirá de sexta-feira (18) até segunda-feira (21), a partir das 11h até a meia noite. As lojas e quiosques abrirão na sexta (18) e no domingo (20) das 12h às 21h; no sábado (19), das 9h e encerra às 21h; E na segunda-feira (21), das 15h às 21h.

O Praia Shopping também terá um horário especial de funcionamento para o público. As alterações começam na sexta-feira santa, quando a Praça de Alimentação abre seus restaurantes e lanchonetes a partir das 11 horas da manhã. As demais lojas e os quiosques funcionam das 15 às 21 horas. O horário especial se repete no Domingo de Páscoa (20) e na segunda (21), Feriado de Tiradentes.

O horário de funcionamento do Midway Mall durante a Semana Santa será alterado a partir dessa sexta-feira. A praça de alimentação e a área de lazer funcionará das 11h até às 22h e as demais lojas abrirão das 12h às 21h. No sábado e domingo o Shopping funciona em horário normal, das 10h às 22h. Na segunda-feira, dia de Tiradentes, a praça de alimentação e a área de lazer funcionará das 11h até às 22h e as demais lojas abrirão das 12h às 21h

Limpeza urbana

Durante o feriadão da Semana Santa, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), estará desenvolvendo suas atividades normalmente. A empresa realizará a coleta de lixo domiciliar nos dias feriados, como também na segunda-feira. A limpeza das praias e das feira1s livres também serão realizados sem interrupção. No entanto, as demais atividades executadas pela Companhia como varrição, capinação e pintura de meio fio, não serão realizadas durante a Semana Santa.

 

Feiras livres

As feiras livres de Natal serão realizadas normalmente durante a Semana Santa, nos mesmos dias e horários. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, informa ainda que, além feiras tradicionais, serão montadas mais duas opções para comprar pescado, como a Feira do Peixe, que acontecerá hoje e amanhã, das 5h às 19h, na Rua Doutor Manoel Miranda, próximo a Praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, e também a Feira da Praça do Pôr do Sol, de hoje até domingo (20), das 5h às 17h, no Canto do Mangue, nas Rocas. A Prefeitura disponibilizará estrutura para as feiras dos peixes com tendas, equipe de fiscais, banheiros químicos, lixeiras e agentes de limpeza.

Nesta sexta-feira (19), Natal contará com duas feiras livres, uma no Parque dos Coqueiros, das 5h às 14h, e no Km 06, das 5h às 12h. No sábado (20), serão realizadas três feiras: Alecrim, das 5h às 16h, Pajuçara, das 5h às 12h e Santa Catarina, das 5h às 13h. No domingo (20) é a vez das feiras de Cidade da Esperança, das 5h às 13h, Quintas, das 5h às 13h, Lagoa Seca, das 5h às 13h, Nova Natal, das 5h às 14h, Gramoré, das 5h às 13h, Pirangi, das 5h às 12h, Nova República, das 5h às 13h, e em Felipe Camarão, das 5h às 13h. Na segunda-feira (21), a tradicional feira das Rocas, das 5h às 17h.

 

Transporte

Os usuários do transporte coletivo de Natal pagarão tarifa diferenciada dois dias neste feriadão. Nesta sexta-feira (18) e segunda-feira (21) os transportes funcionarão em horário diferenciado, com horário de domingo, cobrando tarifa social, de R$ 1,10. Quem optar pelos trens urbanos, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Natal (CBTU) informa que os trens urbanos só funcionarão no sábado (19). Na sexta-feira, domingo e segunda-feira o sistema não funcionará.

No sábado, haverá trens para as linhas Norte (Natal/Ceará-Mirim) e Sul (Natal/Parnamirim). O primeiro trem sai de Ceará-Mirim com destino a Natal às 5h20 e o último sai de Natal com destino a Ceará-Mirim às 15h26. Já na Linha Sul o primeiro trem sai de Parnamirim com destino a Natal às 5h40 e o último às 12h42. Na terça-feira (22), o sistema volta a operar normalmente a partir das 5h20min na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 5h40min na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.

Compartilhar: