Festa da paróquia de N. Sra. de Lourdes segue até o próximo dia 16

Além da catequese da população, a festa também servirá para pagar a reforma da igreja da comunidade

Além dos momentos religiosos, também haverá brinquedos para as crianças e shows. Foto: José Aldenir
Além dos momentos religiosos, também haverá brinquedos para as crianças e shows. Foto: José Aldenir

Desde o mês de janeiro, a comunidade católica dos bairros de Petrópolis, Mãe Luiza, Areia Preta e Praia do Meio estão celebrando a festa da Padroeira da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, que este ano tem como tema ‘Maria, a jovem de fé, escolhida para ser mãe do Salvador’.

“Voltamos a festa deste ano para uma reflexão Mariana. Nesta sexta-feira, quando abrimos a festa, falamos para o féis que Deus escolheu uma jovem, virgem, judia, para ser a mãe do nosso Salvador. Portanto, toda a nossa fé se iniciou com Maria. Ela que começou o plano salvístico. Por isso, a nossa homenagem este ano”, destacou o Padre Inácio Henrique, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Apesar de a festa ter começado nessa sexta-feira (7), o Padre conta que desde janeiro o clima da homenagem para Maria já fazia parte do cotidiano da comunidade. “Nós temos três momentos. O primeiro é quando a imagem de Nossa Senhora visita paroquianos que residem em outras regiões. Em um outro momento, que começamos a fazer este ano, quadros de Nossa Senhora visitam 10 famílias da região. E, por último, é esse momento que acontece agora, onde teremos a imagem circulando por todos os bairro que fazem parte da nossa comunidade. Tudo com a intenção de levar a mensagem de Nossa Senhora para os nossos paroquianos”.

Além da catequese da população, a festa também servirá para pagar a reforma da igreja da comunidade, que passou por algumas melhorias no início deste ano. “A catequese é o mais importante. No entanto, a igreja também trabalha com uma necessidade material. Este ano compramos o complemento da bancada da igreja, além do piso que já estava muito gasto. Também mandamos confeccionar 20 bancos que faltavam. Então tudo o que arrecadarmos com essa festa nós iremos usar para o pagamento dessa reforma”, afirmou o Pe. Inácio Henrique.

 

Confraternização da comunidade

Apesar de ser mais voltada para momentos religiosos como missas, novenas e caminhadas, a diversão também não foi esquecida. Brinquedos para as crianças, além de shows com bandas católicas fazem parte da programação. “É uma oportunidade de favorecer uma maior integração da comunidade cristã. Todos os dias, depois da novena, nós temos a parte social da festa, com bandas católicas, barracas de comida. Um local onde as pessoas podem conversar e se divertir, sempre em um ambiente religioso”, frisou Padre Inácio.

A festa vai até o próximo dia 16, quando acontecerá a procissão de Nossa Senhora de Lourdes e a missa solene de encerramento, que será celebrada por Dom Jaime Vieira Rocha. Neste sábado, às 18h, a caminhada com a imagem de Nossa Senhora percorrerá a rua Teófilo Brandão e logo em seguida acontecerá a novena, que terá como celebrante o Padre Paulo Henrique da Silva.

Já no domingo as atividades começam às 9h, com a missa da comunidade. Às 18h, a caminhada com a imagem acontecerá a partir da Rua Major Afonso Magalhães , com a novena acontecendo às 19h, com o Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega.

Compartilhar:
    Publicidade